Dona Anunciada reuniu as filhas e anunciou : Vejam o que o pai de vocês anda fazendo com o dinheiro da aposentadoria dele e da minha, está faltando mantimentos na despensa.
As filhas ficaram inhetas, num pé e noutro, foi um afregelo. Esperaram o dia combinado do pagamento no banco.
No dia Belisário acordou cedo, botou roupa nova, espremeu um frasco de perfume mistral no sovaco, colocou chapéu na cabeça e fez finca pé pra cidade. As filhas acompanharam sempre medindo uma certa distância para que o velho não desconfiasse e caisse na esparrela armada por elas.
Belisário saiu do banco e rumou para o puteiro de Antônia de Canela. De longe as filhas viram o velho todo fiota acomodado numa mesa cometendo pecado com duas "quenguinhas" no colo tomando cerveja num copo só.
Belarmina já queria fazer um barraco ali mesmo, mas, foi contida pelas irmãs. Calma, espere ele chegar em casa.
Belisário chegou em casa mais desconfiado que esses bandidos da Lava Jato quando iam a Curitiba falar com o Juiz Sérgio Moro.
Começou o fuzuê, um cu de boi da muzenga. Belisário nada dizia e as filhas revoltadas de pauta com o diabo.
Por fim, a caçula olhou para o velho e lascou : Papai eu só queria saber o que o senhor com 80 anos faz com aquelas quengas?
O velho Belisário, zangado como um siri na lata respondeu de forma quase teatral : Eu boto pra fazer "capitão".
Por mais que você ache essa historia mirabolante ela tem um fundo de verdade. Além do tradicional "freje" onde se concentrava o movimento maior, existiam os Puteiros de Antônia de Canela e Chiquinha Perna Grossa. Ambientes reservado aos de puder econômico dominante. Quando havia eventos importantes a propaganda era de boca em boca. A proprietária saía no comercio avisando : Vai haver uma festa, fulano vai, sicrano vai, beltrano vai. O chamariz era a certeza que a alta classe estaria presente.
ResponderExcluir