Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 18 de outubro de 2017

A POPULARIDADE DA GLOBO VERSOS O POPULISMO DE LULA - Antonio Gonçalo de Sousa.

Atualmente nota-se um ceticismo da população brasileira na interpretação da ação da emissora Globo. Sabe-se,  porém, que a maioria desse povo foi criado assistindo sua programação, a despeito de não haver, em determinado momento, outras concorrentes à altura, principalmente nos primórdios do surgimento da televisão.

O povão assiste a Globo de muito tempo e os atores e artistas da emissora são conhecidos demais de todo o público. Isso não se pode negar. Contudo, eis que, agora, uma onda de revanchismo vem tentando plantar nas diversas classes sociais um sentido de mal-condutora de tudo à essa empresa de comunicação, que por muito tempo foi singular na preferência do público. 

Julgo que,  em que pese alguns exageros, principalmente na área novelesca, no geral, o grupo de comunicação em referência atua para o mercado.

Há enfoques diversificados de notícias, crônicas, novelas, cotidiano, documentários, etc, na grade da sua programação. Portanto, não é possível apontar um direcionamento no seu foco de trabalho, embora sinta-seque há um segmento da mídia que a qualifica como popular.

Ultimamente, por conta do modernismo nos temas escolhidos, tem havido reclamações dos mais diversos setores sobre a falta de uma melhor pesquisa por parte da Globo em termos de preferência da população para adoção de quadros na programação que, por vezes, deixam transparecer invasão de privacidade e incentivo às degenerescências, como criminalidade, pedofilia, etc.

Na área política, o quadro é mais  grave, já que, principalmente com a operação Lava Jato e, consequentemente, diversas operações do MPF e PF, como as demais empresas do ramo,  a empresa viu-se na obrigação de divulgar noticiosos envolvendo muitos desmandos políticos. Nesse contexto, observa-se que  o grupo mais ligado às falcatruas, o PT, sentiu-se encurralado pelos dois flancos, ou seja, a popularidade da

Globo atingiu o populismo do Lula e de seus asseclas.

Um comentário:

  1. Um texto de razoalidade admirável. Roberto Marinho sempre andou de braços com o governo, sempre foi a namoradinha do puder estivesse lá quem estivesse. Militar, civil ou corrupto como nos últimos anos. Essa qualidade passou de pai para filhos.

    Quanto ao Lula fica um desafio para os seus admiradores : encontrem uma foto do Lula durante seus governos, em qualquer solenidade, com a família, com ministros, com políticos, com empresários que não tenha junto dois, três ou mais denunciados, condenados e presos. Inclusive ele. Esse é o bandido que ainda encontra quem diga que é o maior estadista do Brasil.

    ResponderExcluir