Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 23 de dezembro de 2023

395 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Foto - Dr. Humberto Macário de Brito, bisneto de Gabriel de Morais Rego.

Desta feita, eu peço permissão para  falar um pouco  da ascendência de nossa família. Um pouco de  nossa genealogia.

Dois filhos de José Raimundo Duarte, do sitio Sanharol em Várzea-Alegre se casaram com duas filhas  do Major Eufrásio Alves de Brito, do sitio Malhada em Crato.

Vicente Alves Bezerra com Isabel Alves de Brito eram os pais do nobre professor Zuza Bizerra. 
Gabriel de Morais Rego com Joaquina Alves de Brito eram os pais de Eufrásia de Morais Brito.

Quatro filhos de Manuel Alves  de Morais Feitosa, da Fazenda Pita,  em Arneiros nos inhamuís se casaram com  quatro filhos de José Raimundo Duarte, do sitio Sanharol em Várzea-Alegre.

Ana Alves Morais Feitosa com João Alves de Menezes.
Josefa Alves Morais Feitosa com Vitorino Alves de Menezes.
Antônio Alves de Morais Feitosa com Ana  Alves de Morais.
Clara Alves de Morais Feitosa com Manuel Leandro Bezerra.

Todos se casaram sem se conhecerem. Exceto Clara que já conhecia o Manuel Leandro, irmão dos três cunhados. 

Clara era muito geniosa, tinha menos da metade da idade  do marido, já viúvo e pai de filhos com a idade dela.  O casal teve  problemas na convivência.  Um dormia  num quarto e o outro noutro. 

Com  dez anos de casados já tinham 5 filhos, três fornadas de  um e uma de dois, de gêmeos. Josefa, irmã da Clara, vendo aquela  situação inusitada perguntou : Clara como é que vocês fazem?

A resposta veio no ato - Quando ele quer balança o "chocai", e quando eu estou querendo pergunto : Tu balançou o "chocai" Manuel?

2 comentários:

  1. De Dona Eufrásia Morais de Brito descende uma família de médicos. A porteira foi aberta em Salvador com o Dr. Antônio Macário de Brito. Depois dele vieram até os dias atuais, pelo meu levantamento 36 médicos e médicas.

    ResponderExcluir
  2. Já li um pouco sobre a genealogia das famílias que iniciaram a povoação de Várzea Alegre. É muito intrincada, com muitos parentes casados entre si. Inclusive, em alguns casos, tios desposaram sobrinhas e vice versa. Há também exemplo de homens que, após ficarem viúvos, se casaram sucessivamente com duas, três irmãs das falecidas.
    Outro ponto interessanre é a estreita relação que há entre esses ancestrais de Várzea Alegre com as famílias que se originaram em Lavras da Mangabeira.

    ResponderExcluir