Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

394 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Paroquia de Nossa Senhora da Paz, padroeira do Arneiros nos Inhamuís onde foi celebrada a primeira missa pelo Padre Frederico Nierhoff vigário cooperador das freguesias reunidas Saboeiro e Arneiros, em 20 de Agosto de 1943, "Missionário da Sagrada Família" em Crato. 



Padre Frederico Nierhoff .

João Alves Bezerra, o conhecido João André, um varzealegrense radicado em Arneiros por força de seu casamento com Conceição de Morais Feitosa era agricultor e criador  na Fazenda Lagoa dos Currais.
Uma grande ninhada de filhos e filhas, além  de agregados trabalhando na lavoura o consumo de alimentos era bastante elevado. Possuidor de um grande rebanho de ovinos e caprinos abatia um animal em cada dia impar e dois nos dias pares.
Juntava as peles dos animais e comprava as dos vizinhos. Nesta época era permitida a caça de animais silvestres : Viados, cobras, Gatos do mato e onças. 
Em Arneiros haviam dois comerciantes  de peles de animais : O Sr. Bastos e o Sr. Custodio. 
João André fazia negócios com o Custódio em virtude deste ser casado com uma sobrinha de Conceição sua esposa.
Um belo dia o Senhor Bastos foi a sua residência e disse que ele estava  com prejuízos com a venda  das peles ao Custodio. O mercado tinha  melhores preços. João André não disse nada.
Depois o senhor Bastos foi ao comercio  do Custódio e disse : João André não vai mais lhe vender as peles porque está tendo prejuízos nos negócios com você.
João André juntou as peles no comboio e quando chegou no comercio foi surpreendido com a proposta do Custodio : Eu devia não comprar suas peles, você falou para o Bastos que  estava tendo prejuízo nos negócios comigo. 
A resposta do João André foi solícita : Você é um homem de primeira informação. Agora quem não vai vender sou eu. Tocou a tropa 35 km adiante e foi vender suas peles na cidade de Tauá.
Eu herdei do meu avô a característica de não ser um homem de primeira informação.


2 comentários:

  1. Por mais bonita e bem formalizada que seja a informação, há sempre outra que deve ser ouvida. Por essa razão se dar tanto valor ao contraditório.

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem, Morais. Um resgate necessário à presença dos Missionários da Sagrada Família no Ceará, de maneira particular nos Inhamuns e no Cariri.
    Parabéns. Está fidedigno.

    ResponderExcluir