Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 22 de janeiro de 2019

FALÊNCIAS DE ESTADOS NO BRASIL - Postagem do Antônio Gonçalo de Sousa.

O estado do Mato Grosso é o sétimo a decretar "Estado de Emergência Financeira" nos últimos dias.

 Os jornais alardeiam a notícia, mas não explicam que as referidas falências são decorrentes diretas da irresponsabilidade dos Programas Econômicos adotados pelos governos do PT.

À época, para ludibriar a opinião pública e, por não ter capacidade de gestão, o governo tomou medidas esdrúxulas e incompatíveis com a realidade do nosso país e em contraposição aos preceitos simples da ciência econômica.

Como exemplos das barbaridades a que nos referimos, citamos algumas delas, as quais não é difícil lembrá-las, já que ocorreram há bem pouco tempo atrás :

1 - congelamento dos preços dos combustíveis, não com o objetivo de equipará-los aos efeitos do mercado, mas para enfeitar o vício "peleguista"dos seguidores do partido e angariar votos dos menos avisados;

2 - desoneração tributária das indústrias de máquinas/equipamentos da linha branca (geladeiras, ventiladores etc), por períodos muito prolongados, o que afetou, principalmente a arrecadação dos estados e municípios, que são super dependentes dessas receitas vinculadas;

3 - aumento da dívida interna do país, através da emissão de títulos públicos, pagando encargos de até 14% a a., para capitalizar os Bancos Públicos, que por sua vez, repassavam esses capitais às empresas com financiamentos a juros subsidiados de até 5% a.a.;

4 - incentivo desregrado a tomadores de empréstimos condignados, provocando estrangulamento do fluxo de receitas dessas pessoas, o que afetou as compras de produtos no comércio, e, consequentemente, a quebradeira de muitos empresários.

3 comentários:

  1. Prezado Antonio - Governo irresponsável promoveu o endividamento da população com dinheiro farto a juros altos. Endividado não compra. Se o comercio não vende demite. Então, passamos a ter uma população desempregada e endividada.

    A mídia é corrupta e manipuladora! Ou o governo paga pela publicidade ou eles vão tentar sabotar! Espero que o general Santos Cruz se mantenha firme e não atenda aos urubus profissionais da imprensa.

    ResponderExcluir
  2. Registre-se que essa situação dramática, que por hora está transparecendo só em alguns estados da nação, poderá se agravar ainda mais, pois sabe-se que a crise econômica por que passa o país, em parte, é sistêmica, portanto, o número de entes federados afetados pelo problema tendem a aumentar e, para saírem da falência atual, têm que renegociar obrigações financeiras com a União, que também encontra-se em estágio deficitário e precisando urgentemente se apegar a algum programa do novo governo, que suplante ou amenise a situação, que, covenhamos, é no mínimo vexatória.




    Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

    ResponderExcluir
  3. Vi material divulgado sobre o que está posto no item 3, terrível o que fizeram com o povo brasileiro.
    Ótimo trabalho, amigo, parabéns!

    ResponderExcluir