Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 7 de agosto de 2022

Colégio Diocesano do Crato - Postagem do Antônio Morais.


Aberto em 27 de março de 1927, inicialmente chamado de Ginásio do Crato, o Colégio Diocesano se tornou referência no interior, numa época em que muitas pessoas deixavam o Cariri para estudar em Recife,PE. 
No inicio a instituição só educava garotos – até adotar o ensino misto. Seu primeiro diretor foi o padre Francisco Pita, depois passou a ser administrado pelo monsenhor Joviniano Barreto, padre David Moreira e o monsenhor Montenegro, este último, passou 52 anos na direção da escola.
Ali, foram formadas diversas pessoas ilustres, como educadores, embaixadores, militares, sacerdotes e políticos.”Só não formou presidente da República”, resume o memorialista e jornalista Huberto Cabral. 
Entre as personalidades, estão ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, o ex-governador do Ceará, Adauto Bezerra, o ex-governador do Piauí, Helvídio Nunes de Barros, o ex-governador de Alagoas, Muniz Falcão, e os ex-ministros João Gonçalves de Sousa e Humberto Barreto.
Atualmente, o Colégio só abriga o Ensino Fundamental. Os familiares de estudantes acreditam que o ano letivo de 2022 já não acontecerá. 
Eles também denunciam que, na última vez que houve manutenção no prédio, para revitalizar a pintura das paredes, o custo saiu do bolso de pais e professores.

2 comentários:

  1. A decadência do Crato está presente também na cultura. Há poucos dias recebi a noticia que o prefeito cedeu um terreno por um custo altíssimo para um colégio da capital. Esquecendo a tradição a valor do Diocesano que está para fechar. Fica a oportunidade de se imaginar que houve algum tipo de vantagem no negócio.

    ResponderExcluir
  2. Pelo que se ver nas redes sociais nota-se que a cidade da cultura está reduzida para baixo nessa categoria.

    ResponderExcluir