Essa foto é de uma preciosidade e beleza ímpares. José Raimundo de Menezes, do Sitio Vazante, sua primeira esposa Mundinha, os filhos Juquinha e Assis, e, o caseiro conhecido por João de Deus.
Quem me enviou essa relíquia foi a jovem Leila Menezes, que entre os diversos pendores que possui é uma estudiosa esmerada da genealogia da família, e, graças a gente como a Leila as gerações jamais serão jogadas na vala profunda do esquecimento.
O casal era primo legítimo, José Raimundo era filho de Uninha do Roçado Dentro, Mundinha filha de Vicencinha do Rosário, ambas filhas de José Raimundo Duarte, o ilustre e nobre José Raimundo do Sanharol.
Como um amante e estudioso da genealogia descendente de José Raimundo do Sanharol, como um descendente de oito de seus filhos, como um neto em diversos graus, quero expressar o meu reconhecimento e gratidão a essa admirável jovem, que numa época esquecida de valores e bons costumes se dedica ao estudo da família.
Algumas coisas me desagradam nessa disseminação exagerada que é feita do Papai Raimundo. Ele tinha outros irmãos, e, ninguém procura disseminar as informações deles. A bajulação politica criada em torno dele concedeu até o titulo de Marquês para o homenagear. Não me costa que tenha sido marquês algum. Depois essa medalha criada para bajular políticos e autoridades, talvez até ele não aceitasse dar seu nome a gente do tipo José Guimarães e tantos outros.
ResponderExcluirNinguém é mais Papai Raimundo do que eu, ninguém tem mais sangue nas veias, sou descendentes de oito netos dele.
Minhas congratulações aqui, vão os dois e mais, seus descendentes. Tendo esta origem, são nobres, na concepção da palavra.
ExcluirJosé Raimundo de Menezes e Mundinha eram os pais da primeira normalista formada de Várzea-Alegre : Dolores de Carvalho Pimpim.
ResponderExcluir