Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 16 de setembro de 2023

178 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Essa foto é de uma preciosidade e beleza ímpares. José Raimundo de Menezes, do Sitio Vazante, sua primeira esposa Mundinha, os filhos Juquinha e Assis, e, o caseiro conhecido por João de Deus.


Quem me enviou essa relíquia foi a jovem Leila Menezes, que entre os diversos pendores que possui é uma estudiosa esmerada da genealogia da família, e, graças a gente  como a Leila as gerações jamais serão jogadas na vala profunda do esquecimento.

O casal era primo legítimo, José Raimundo era filho de Uninha do Roçado Dentro, Mundinha filha de Vicencinha do Rosário, ambas filhas de José Raimundo Duarte, o ilustre e nobre José Raimundo do Sanharol.

Como um amante e estudioso da genealogia descendente de José Raimundo do Sanharol, como um descendente de oito de seus filhos, como um neto em diversos graus, quero expressar o meu reconhecimento e gratidão a essa admirável jovem, que numa época esquecida de valores e bons costumes se dedica ao estudo da família. 

Parabéns Leila.



3 comentários:

  1. Algumas coisas me desagradam nessa disseminação exagerada que é feita do Papai Raimundo. Ele tinha outros irmãos, e, ninguém procura disseminar as informações deles. A bajulação politica criada em torno dele concedeu até o titulo de Marquês para o homenagear. Não me costa que tenha sido marquês algum. Depois essa medalha criada para bajular políticos e autoridades, talvez até ele não aceitasse dar seu nome a gente do tipo José Guimarães e tantos outros.

    Ninguém é mais Papai Raimundo do que eu, ninguém tem mais sangue nas veias, sou descendentes de oito netos dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas congratulações aqui, vão os dois e mais, seus descendentes. Tendo esta origem, são nobres, na concepção da palavra.

      Excluir
  2. José Raimundo de Menezes e Mundinha eram os pais da primeira normalista formada de Várzea-Alegre : Dolores de Carvalho Pimpim.

    ResponderExcluir