Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 17 de outubro de 2023

Reeleição “foi um erro”, diz FHC - O Antagonista.


Em artigo publicado no Estadão, Fernando Henrique Cardoso reconheceu que a reeleição, dispositivo criado em 1997 para beneficiar o então presidente, foi “historicamente” um erro.

“Cabe aqui um ‘mea culpa’. Permiti, e por fim aceitei, o instituto da reeleição. Verdade que, ainda no primeiro mandato, fiz um discurso no Itamaraty anunciando que ‘as trevas’ se aproximavam: pediríamos socorro ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Não é desculpa. 

Sabia, e continuo pensando assim, que um mandato de quatro anos é pouco para ‘fazer algo’. Tinha em mente o que acontece nos Estados Unidos. Visto de hoje, entretanto, imaginar que os presidentes não farão o impossível para ganhar a reeleição é ingenuidade.

Devo reconhecer que historicamente foi um erro: se quatro anos são insuficientes e seis parecem ser muito tempo, em vez de pedir que no quarto ano o eleitorado dê um voto de tipo ‘plebiscitário’, seria preferível termos um mandato de cinco anos e ponto final.”

2 comentários:

  1. Ontem um amigo dos tempos do Colégio Estadual me ligou a perguntou : Você vai marchar segunda-feira? Pelo tom da pergunta reconheci que era um deboche e respondi : O que você acha?

    Em 1969 o Colégio Estadual tinha 7 mil alunos matriculados nos três turnos. No dia 7 de setembro os professores e alunos saiam às ruas em comemoração à independência.

    Depois de FHC, Lula, Dilma, Temer e o Bolsonaro quem ainda acredita em independência e liberdade.

    FHC acabou de reconhecer que a reeleição foi um erro. Esse velho canalha precisa reconhecer que foi um crime comprar a reeleição no congresso.

    Estou esperando quando ele vai reconhecer o crime e mal que fez ao Brasil quando indicou Gilmar Mendes ministro do STF.


    ResponderExcluir
  2. Um velho canalha, corruptor extremado, vem com essa conversa de erro no momento em que o seu partido afundou e não existe mais de tão corrupto que era.

    ResponderExcluir