Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 26 de novembro de 2020

MARADONA: UM GÊNIO RADICAL - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.



Dentro e fora de campo, um gênio que não demonstrava zelo pelos bons costumes. Falastrão, vangloriava-se de ter feito um gol de mão na Copa, cheirou cocaína, tirou fotos em Cuba com Fidel Castro e era um narciso.
Nos momentos de decadência, em uma frase, confessou a necessidade de ter a glória do aplauso de forma permanente: “Eu necessito que me necessitem”.
De anódino não tinha absolutamente nada, bem diferente de geniais jogadores de sua estirpe, que preferiram posições bem mais seguras no bom mocismo.
A grandeza do que foi um dia acabou lhe massacrando através do vício, por ter o ídolo criado a falsa certeza de que a felicidade alcançada seria para sempre.
Os gênios de temperamento irascível parecem não ter o mínimo sentido de autopreservação.
A fama altera o comportamento de pessoas de caráter vulnerável, e os gênios da raça são absolvidos dos seus pecados pela obra que deixam.
Ainda hoje, está nas minhas retinas (estava numa cabine, com visão privilegiada para o centro do campo) sua jogada realizada para que Caniggia nos tirasse da Copa de 1990, na Itália.
Sorte teve o mundo, pela primazia da imagem, de ver em ação esse craque maravilhoso, da categoria dos bailarinos.
A Argentina chora comovida a morte de Maradona, um dos maiores jogadores do mundo, como chorou a morte de Carlos Gardel, em 1935.
O futebol agradece ao Dieguito o que ele fez pelo esporte mais popular do mundo.

Um comentário:

  1. Prestígio, dinheiro, fama nem sempre conduzem as pessoas a paz e felicidade. A humildade triunfa.

    ResponderExcluir