Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 6 de abril de 2021

TREINADOR POR “DECRETO” - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

No Campeonato Brasileiro, cada clube poderá trocar apenas uma vez de treinador, durante a competição.

Essa regra, proposta pela CBF e aprovada pelos clubes componentes das séries A e B, ocorre pelo fato de ser o nosso futebol o que mais demite treinador no mundo.

A nossa posição sobre o assunto sempre foi muito clara: não advogamos que um técnico deva ser vitalício no cargo. Somos contra a maneira desrespeitosa como o profissional é tratado.

E acrescente-se às demissões constantes um anabolizante político da cartolagem, no sentido de controlar a ira da torcida e defender o seu próprio lado, nos momentos de crise.

Embora se reconheça a regra como oportuna, lamenta-se pela sua inocuidade.

Vai durar somente durante o Campeonato Brasileiro e, podem ter certeza, que, até os que a aprovaram, vão procurar burlá-la.

No Brasil, segundo o velho Coronel Chico Heráclito, de Limoeiro, Pernambuco (começo do século passado), “nas leis moles a gente passa por cima, nas leis duras a gente passa por baixo.”

Esse desenlace de clubes e treinadores bem que podia ser resolvido de forma sensata, clara e honesta, sem a necessidade de um “decreto” na hora das mudanças.

Interessante que, no passado, os treinadores chegavam a ser ignorados pelos seus trabalhos à frente de uma equipe de futebol.

Entanto, é curioso constatar que, na mesma medida em ganharam uma excessiva importância tornaram-se descartáveis.

Fortaleza e Ceará votaram contra a regra.

Um comentário:

  1. Prezado amigo Wilton - Eu não entendo de treinador. Sou o mais leigo dos leigos no assunto. Sei que o Lula que treinava o Santos dormia o tempo todo durante o jogo. Era avisado quando o jogo terminava, e, perguntava qual foi o placar? geralmente o time vencia.

    Temos grandes exemplos treinadores que foram bem sucedidos e caíram por terra. Felipão com todo o seu curriculum acabou com os 7 X 1, Tite não impediu a eliminação na ultima copa.

    Luxemburgo, o mais laureado e prepotente treinador dos últimos tempos não impediu a queda o Vasco este ano.

    Eu acredito em equipe e não em treinador. Quando se monta uma equipe com grandes craques qualquer treinador basta. Quando não tem grandes craques não tem treinador que dê jeito.

    ResponderExcluir