Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 22 de julho de 2021

Família Callou, origem do nome, e ascendências - Por Fernando de Sá Barreto Callou.

Primeira parte.

Abrev. CC – Casado (a) Com.

O Nome da Família Callou, foi adotado por Antônio Pereira Pinto, nascido nas imediações das cidades de Missão Velha e Barbalha. Filho do Tenente- Gregório Pereira Pinto, Baiano de Inhambupe e de Ana Angélica de Jesus de Sá Barreto. Filha do Capitão-Francisco Magalhães Barreto e Sá (Fundador da cidade de Barbalha) e de Maria Polucena de Abreu Lima. Os dois originários da Bahia/Sergipe.

Antônio Pereira Pinto casou com Ana Izabel d`Olinda, Filha de João da Cunha Pereira e Francisca Vieira de Gusmão, proprietários da Fazenda Cruz. No médio Jaguaribe na localidade chamada Riacho do Sangue. Os Filhos de Antônio e Ana Izabel nasceram e foram criados na Fazenda Cruz. Hoje submersa pelas aguas do Açude Castanhão.

Não se sabe com segurança a razão, pela qual, levou Antônio Pereira Pinto, a acrescentar Callou ao seu nome de nascimento. O que se sabe com certeza. Foram suas ultimas palavras, anotadas por sua Filha Carlota a seu pedido. E que seus descendentes obedeceram, e continuam priorizando o nome Callou. Que se manteve por varias gerações num Clã fechado e homogêneo. Hoje já mais diluído.

Mas eis as últimas palavras proferidas, por Antônio Pereira Pinto Callou, á sua Filha Carlota:

Findou-se o Primeiro Callou.... Meu nome fica existindo para filhos, netos E Bisnetos e os mais que forem vindo.

Continua na próxima postagem.

3 comentários:

  1. Um trabalho esmerado do professor Fernando de Sá Barreto Callou que merece toda distinção e louvor. Essa frase final do patriarca é um verdadeiro poema.

    "Findou-se o Primeiro Callou.... Meu nome fica existindo para filhos, netos E Bisnetos e os mais que forem vindo".

    ResponderExcluir
  2. A história desta família é pouco conhecida e não resta muita informação por sua causa, pelo fato de que quase todos os títulos públicos e outros foram destruídos como resultado das guerras internas que assolaram a França e trouxeram tropas de todas as nações vizinhas; e vários notários têm, por esta razão, apenas as atas da primeira metade do século XVIII. Como não é possível estabelecer uma filiação contínua para esta casa, somos forçados a produzir aqui cada um de seus membros como os encontramos enquanto pesquisamos os títulos onde eles foram chamados. Esta antiga casa, que várias fontes bibliográficas afirmam ser de origem nobre, forneceu uma série de figuras ilustres na carreira das armas. Para quem acredita que a familia foi inventada..

    ResponderExcluir