Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

O ATAQUE DO DRAGÃO CHINÊS - Por Antonio Gonçalo de Sousa.

 

A cultura chinesa, regada por centenas de anos sob domínio de colonizadores europeus e por indóceis imperadores, a maioria déspota, permitiu que a troca pelo regime comunista não fizesse qualquer diferença para eles, exceto em algumas poucas regiões daquele país, onde os ventos de liberdade sopraram com maior velocidade.

Por algum tempo, o mundo desenvolvido percebeu que poderia usar a China a seu favor. O sonho das empresas dos Estados Unidos e da Europa, foi aproveitar a diferença de salários, a cultura trabalhista e a falta de religião dos chineses, para implantar ali seus projetos capitalistas (enquanto um engenheiro europeu ganhava 5 mil dólares por mês para trabalhar 36 horas por semana, um chinês trabalharia com muita vontade até 80 horas por semana, em troca de apenas 50 dólares mensais).

Como não é um país cristão, lá não existe domingo. Investimento e trabalho fizeram com que nas últimas décadas a economia chinesa crescesse a gigantescas taxas ao ano. Isso acendeu uma luz nas nações mais desenvolvidas, que decidiram reduzir os investimentos na China e os transferiram para a Índia.

É preciso considerar que China e Índia possuem uma população acima de 1,3 bilhão cada; e também precisam de muita comida para alimentar suas populações. Isso tem levado os chineses e indianos a “invadirem” os países mais pobres, sejam da Ásia ou da África.

Mas o sonho de consumo dos chineses sempre foi o Brasil. O que eles não sabiam era que no meio do seu caminho havia uma pedra: Bolsonaro na presidência do país. O problema é que governadores de esquerda e a mídia venal prometem mundos e fundos para que os chineses comprem extensas propriedades agrícolas, empresas, portos e ferrovias. Mas a realidade é que, com a direita no poder, o Dragão Chinês está sofrendo no Brasil.

Um comentário:

  1. O Brasil malandro, mal intencionado e pilantra é que não tem a menor chace com os chinezes.

    ResponderExcluir