Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 4 de julho de 2024

Joaquim Correia Ferreira - Por Antonio Morais.

Foto - Joaquim Correia Ferreira, jornalista, apresentador e comentarista da BBC de Londres.

Antes de ser o laureado apresentador e comentarista da BBC de Londres, Joaquim Correia Ferreira trabalhou em sua terra natal Várzea-Alegre na amplificadora de seu primo Otacílio Correia sendo demitido sob a alegação de  ter a dicção ruim. 

Pode?

Mais tarde, diariamente, as pessoas mais humildes da cidade se dirigiam para a casa de seus pais Antônio e Metilde que possuíam rádio para ouvir a saudação do ilustre conterrâneo na BBC de Londres : "Boa noite Brasil, boa noite Ceará, boa noite Várzea-Alegre".

Várzea-Alegre não tem as características de Aracati, terra do apelido, mas a inteligência e espírito implodem, espontaneamente de qualquer analfabeto que seja cutucado. 

Conta-se que um cara vai passando, pelo meio da rua, com um couro de onça às costas. O bodegueiro, lá do seu balcão, faz-lhe uma pergunta, a que se sucede um duelo de chiste e humor:

Que é isto? Uma onça?

Não, é um couro!

É seu?

Não, é da onça!

P’rá vender?

Se Deus quiser!

E, se Ele não quiser?

Eu vendo a outro!

Você pode até dizer que a historia é bestinha; mas, considerado o pei-pei do dialogo, revela uma boa doze de inteligência e malandragem. Por este ou aquele motivo, tem Várzea-Alegre uma peculiaridade bem sua: muitas pessoas – mesmo as de melhor postas na vida – tem dois nomes. Aquele identificado oficialmente, no cartório, e outro por que é conhecido. Ninguém se sente, com isto, ofendido ou melindrado.

De uma coletânea de 300 ou mais nomes aí vão uma duzia:

Antônio José do Nascimento – Antônio Flandeiro

Antônio Francisco do Nascimento – Antônio Danga

Antônio Gonçalves de Oliveira – Romildo

Antônia Maria de Morais – Antônia Cabileira

Antônia Lisboa de Lima – Toinha Boa’gua

Francisco de Barros Cavalcante – Chico Mundeira

Francisco Freitas Pinheiro – Chiquinho de Louzo

Francisco Gregório da Costa – Nego de Aninha

José Raimundo da Silva – José Peru

José de Souza Lima – Pé Velho

Vicente Rodrigues da Silva – Antônio Gibão

José Alves de Lima – Zé de Ginu

Vicente Estevão Duarte - Vicente Cesário.

Um comentário:

  1. Certamente se alguém procurasse por Antonio Gonçalves de Oliveira, Francisco Gregório da Costa e Vicente Rodrigues da Silva ninguém ia saber que eram Romildo, Nego de Aninha e Antonio Gibão.

    ResponderExcluir