Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Do Crato para o mundo - Por Antonio Morais


Aderaldo Ferreira de Araújo, o Cego Aderaldo, nasceu no dia 24 de junho de 1878 na cidade do Crato – CE. Logo após seu nascimento mudou-se para Quixadá, no mesmo estado. Aos cinco anos começou a trabalhar, pois seu pai adoeceu e não conseguia sustentar a família. Tomou conta dos pais sozinho. Quinze dias depois que seu pai morreu ( 25 de março de 1896 ), quando tinha 18 anos e trabalhava como maquinista na estrada de Ferro de Baturité-CE, sua visão se foi depois de uma forte dor nos olhos. Pobre, cego e com poucos a quem recorrer, teve um sonho em verso certa vez, ocasião em que descobriu seu dom para cantar e improvisar.

Ganhou uma viola a qual aprendeu a cantar. Mais tarde começou a tocar rabeca. Algum tempo depois, quando tudo parecia estar voltando à estabilidade, sua mãe morre. Sozinho começou andar pelo sertão cantando e recebendo por isso. Percorreu todo o Ceará, partes do Piauí e Pernambuco. Com o tempo sua fama foi aumentando. Em 1914 se deu a famosa peleja com Zé Pretinho ( maior cantador do Piauí ). Depois disso voltou para Quixadá mas, com a seca de 1915, resolveu tentar a vida no Pará. Voltou para Quixadá por volta de 1920 e só saiu dali em 1923, quando resolveu conhecer o Padre Cícero. Rumou para Juazeiro onde o próprio Padre Cícero veio receber o trovador que já tinha fama. Algum tempo depois foi a vez de cantar para Lampião, que satisfez seu pedido – feito em versos – de ter um revólver do cangaceiro.

Tentando mudar o estilo de vida de cantandor, em 1931, comprou um gramafone e alguns discos que usava para divertir o povo do sertão apresentando aquilo que ainda era novidade mesmo na capital. Conseguiu o que queria, mas o povo ainda o queria escutar. Logo depois, em 1933, teve a idéia de apresentar vídeos. Que também deu certo, mas não o realizava tanto. Resolveu se estabelecer em Fortaleza em 1942, onde veio abrir uma bodega na Rua da Bomba, nº 02. Infelizmente o seu traquejo de trovador não servia para o comércio e depois de algum tempo fechou a bodega com um prejuízo considerável.

Desde de 1945, então com 67 anos, Cego Aderaldo parou de aceitar desafios. Mas também, já tinha rodado o sertão inúmeras vezes, conseguindo ser reconhecido em todo lugar, cantara pra muitas pessoas, inclusive muitas importantes, tivera pelejas com os maiores cantadores.

Cego Aderaldo morreu em Fortaleza aos 89 anos, sem nunca ter casado, criando porém 24 filhos adotivos.

2 comentários:

  1. "O cego Aderaldo descobriu o dom da rima em Quixadá, pouco depois de perder a visão em um acidente. Segundo o próprio, a descoberta ocorreu quando teve um sonho em versos. Quando sua mãe faleceu, cego Aderaldo decidiu viajar pelo sertão nordestino fazendo suas rimas".

    ResponderExcluir
  2. Morais,

    Certa vez, um parceiro de cantoria do grande repentista Cego Aderaldo lhe falou: - Aderaldo, por que você nunca casou e tem tantos filhos? (ele adotava os meninos para serem os seus guias).

    No mesmo momento, ele construiu alguns versos, dando-lhe a resposta, mais ou menos assim:

    É certo que não casei,
    Esta verdade eu não nego,
    Mas pegar batata quente
    Esse mal eu não carrego
    Botam chifre em quem tem vista
    Que dirá em quem é cego.

    Em outra ocasião, numa peleja com Rogaciano Leite, que brincava com ele afirmando que o seu parceiro de cantoria não havia casado por não ter virilidade, ele também responde categoricamente:

    Andei procurando um besta
    Um besta que fosse capaz
    E de tanto procurar um besta
    Encontrei este rapaz,
    Que nem serve pra ser besta,
    Porque é besta demais.

    Boas lembrança do Aderaldo...
    Parabéns pela postagem.

    Um Abraço.

    ResponderExcluir