Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 9 de dezembro de 2023

327 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Joaquim André era muito brincalhão. Pra tudo tinha uma lorota, uma presepada. Amigo de todos, e, entre as qualidades atribuídas a ele, tinha a de ser rezador em animais doentes.

O povo acreditava, ele não se furtava de fazer a reza e muitas vezes, por coincidência, pela fé ou pela reza, os animais ficavam bons.

Certa feita, uma vaca de Vicente de Santiago adoeceu e Vicente mandou um portador pedir para Joaquim André rezar na vaquinha.

 A vaquinha estava entanguida, com o mucumbu caído, sem comer, e, triste chorando dos olhos. Segundo o portador a barriga estava igual a uma cabaça de golo cheia d’água, quando a vaca andava a barriga fazia choc, choc, choc..

Como por um milagre, no outro dia, a vaca estava curada, boa danada, até dando mais leite que de costume. Vicente foi a casa do Joaquim André agradecer pela reza, e, Joaquim disse: meu sobrinho, que bom que sua vaquinha ficou boa, eu recebi o recado que você me mandou por Benedito de João de Martins, me esqueci, mas ia fazer a reza amanhã.


3 comentários:

  1. Dificil saber quem era maior: se a fé do dono da vaca ou a sinceridade do rezador.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa, Morais....
    Mas como você disse no bem contado causo, o que vale é a fé. Adorei...
    Abraçoss

    ResponderExcluir
  3. No mês de janeiro, não sei o ano, Vicente pediu a Cícero de inês, ir na casa de joaquim André, dessa vez para elerezar para uma porca. Cícero deu o recado, escutou muita prosa do tio, quando foi se despedir, Joaquim André disse: mas meu fio, tá cedo! Deixe prá você ir depois de noite de festa ( natal)

    ResponderExcluir