Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

392 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Recebi ontem por email uma sugestão preciosa. Sugere nossa leitora que façamos postagens narrando proezas de nossas crianças. Com certeza todos nós temos algumas em nossas lembranças. Eu que sou o avô mais babão do mundo se for contar as prosopopéias de meus netos não tem blog que caiba. Historias de crianças, inocentes e ingênuas.- todos nós conhecemos.

Retornava de Fortaleza e quando cheguei naquele cajueiral entre o Triângulo  e o Quixadá vi uma venda na beira da estrada. Parei o carro no acostamento, desci observei o transito e me aproximei da barraca. 


Num jirau ofereciam-se a venda castanhas torradas, cajus, atas, abóboras e mel de abelha. Interessei-me pelo mel. O vendedor, um menino de dez anos de idade, bastante desligado, calçado numa sandália dupé, calção com uma enorme cupira, camisa do Flamengo, um boné com uma foto da Dilma Roussef. e um dedo de grude no pescoço. 

Bom dia amigo! Bom dia, respondeu-me olhando pra outro lado:
Esse mel é puro?
É.
Você garante?
Sim. Sempre no monossílabo.
Quanto custa um litro desse mel?
Não sei.
E como é que você vende uma mercadoria e não sabe o preço?
É porque mãe é quem sabe o preço.
E cadê tua mãe?
Tá em casa, fazendo mel.




9 comentários:

  1. O menino botou a caçada no mato. Eu ia comprar um litro pra levar para o meu primo Mundim do Vale, mas nestas condições desistir. Pela informação do menino julguei a abelha rainha e a qualidade do mel.

    Está lançada a ideia. O pontapé inicial foi dado. Convoco os demais colaboradores a levar adiante a ideia de nossa leitora.

    Meus agradecimentos.

    ResponderExcluir
  2. É...

    Graaaande Morais.

    Coitado de Mundim do
    Vale, ia comer mel de abelha feito na panela ao invés de na colmeia.

    Agora, esse dedo de grude, era o dedo em pé ou deitado:

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  3. Prezado Vicente.

    Como voce é um privilegiado e tem bem mais netos do que os demais esperamos historias de seus netos. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Como nem tenho filhos nem netos, estou fora da abordagem mas estarei sempre por aqui. Abraço de boa noite aos vovôs corujas.
    Fafá

    ResponderExcluir
  5. Olhe primo eu também tenho algumas da minha neta Brida de 10 anos, vou escrever e mandar por e-mail se você gostar...
    Íris Pereira

    ResponderExcluir
  6. Esse bolg também nos dar informações sobre pessoas que conhecemos mas quase nada sabemos deles, por exemplo, não sabia que Vicente e Valdenia tinham muitos netos. Quando eu sai do Crato eles só tinha acho que uma filha. Que bom saber notícias.
    Íris Pereira

    ResponderExcluir
  7. Morais, simplesmente sensacinal...
    Vou trazer algumas pérolas de meus filhos.
    Abraços
    Manoel Severo

    ResponderExcluir
  8. Parezado Manuel Severo.

    Muito obrigado por seu acesso, visita e comentario. Parabenizo pelo extraordinario Cariri Cangaço, estou sempre passando por lá. Inclusive roubei ha poucos dias a historia da Tesoura de Ouro do Cel Santana. Parabens e um forte abraço.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  9. Fafá.

    Voce tem muitos sobrinhos e sobrinhas conte as historias de crianças que voce sabe.

    Abraços.

    ResponderExcluir