Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 25 de setembro de 2018

Tia Joaquina - Por Antonio Gonçalo de Sousa.



Tia Joaquina Gonçalo era uma pessoa do bem e queria bem a todo mundo. Uma das suas boas vertentes era receber bem em sua casa, qualidade que foi incrementada com a humildade e boa gente do seu saudoso marido, Maurício, que também era muito educado e simples.

Essa característica de ser acolhedora em seu lar pôde ser testemunhada por muitos Varzealegrenses que,  nas décadas de 1970 a 1990, aportavam em sua casa, quando recém-chegados em São Paulo a procura de emprego.

Embora, como sobrinho, fosse sabedor desse seu lado generoso, pude ver isso mais de perto quando fui passear em São Bernardo no início da década de 1990. Foi a casa dela, dentre todas, a que mais andei. 

Apesar de ter passado poucos dias no passeio, sempre que ia lá em sua morada, era recebido com aquela alegria e ela perguntando logo por onde eu andava que não tinha mais aparecido...

De volta ao Ceará, para morada, ela veio encher o Sanharol de perseverança e boas gargalhadas na calçada da casa de morada dos saudosos pais, Antonio Gonçalo e Maria Aninha, que, certamente,  estão lhe  acolhendo lá no céu... Vai com Deus Tia Joaquina..
.
Amém.

Um comentário:

  1. Aos familiares os mais sinceros votos de pesar. Que Deus a tenha na sua glória.

    ResponderExcluir