Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 26 de novembro de 2023

304 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



A família Eufrásio de Morais é bastante numerosa.  Existem ramificações espalhadas por  diversas localidades. Miguel Eufrásio de Morais fixou residencia na Ribeira Bastião localidade pertencente, hoje em dia, ao município de Tarrafas.

Na década de 90 do século passado, Augustinho Eufrásio  procurou o meu pai José André para informá-lo que o Eufrásio estava com um grave  problema de saúde, estava fazendo  tratamento de um câncer. 

Então, combinaram de fazer uma visita ao mesmo e aos seus familiares na Ribeira Bastião. Escolheram a data e  no dia e hora marcadas iniciaram  a viagem.

Quando se aproximaram da casa, de longe avistaram o Eufrásio sentado  numa cadeira de  balanço, na calçada. A cabeça do primo estava  pelada em virtude  do tratamento de quimioterapia.  

José André observando aquela situação do amigo, parente e camarada falou : Augustinho, o Eufrásio passou foi no vestibular.

Mesmo nas horas mais tristes e de pesar José André fazia ri.




2 comentários: