Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 26 de novembro de 2023

303 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Foto - Tibúrcio  Bezerra de Morais Neto, se não me trai a memória o mestre de cerimônia da solenidade na década de 80 do século passado.

Por volta de 1912, o prefeito municipal de Várzea-Alegre Cel Antônio Correia Lima escolheu para presidente da Câmara Municipal um vereador de sua  confiança, residente no distrito de Naraniú.

Ao ser comunicado o vereador disse : compadre, isso vai dar certo? Eu não sei falar, eu só sei aboiar. 

Já nos tempos modernos,  na década de 80 do século passado, havia um acordo de lideranças para o vereador mais votado ser o presidente  da Câmara. Acordo mantido e celebrado depois da eleição. 

O vereador era um homem  de honradez e caráter ilibados. O problema eram as dificuldades na condução da solenidade de posse, visto ser totalmente analfabeto.

O mestre de cerimônia, orientou o vereador dizendo : Eu vou  conduzir a solenidade. Ao final quando eu piscar o olho, você se levanta e diz : "Declaro encerrada a solenidade".

Feita a composição da mesa, discurso do prefeito que deixava o cargo, posse e discurso do novo, por fim  a piscada de olho combinada.

O vereador se levantou, assungou a causa, arroxou o cinturão e lascou : "Encerro declarada a solenidade" ou seja, reabriu.

Dessa preciosidades muitos são testemunhas. É um fato contemporâneo.


5 comentários:

  1. E vero. A historia tem fundamentação e fatos verídicos.

    ResponderExcluir
  2. No dia da eleição em 1982, quando sair de Crato para votar em Várzea-Alegre, dei carona a um filho do nobre vereador em questão. Quando chegamos na casa dele parei para deixar o amigo e, o meu carro tinha um adesivo com o nome "Turbo". Então, o vereador disse : Morais, o juiz tá com a peste, prende todo mundo. Tire logo esse nome de IRAN do seu se não você vai ter problema.

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Este foi o ano, da minha partida do Crato, em direção a Natal. Janeiro, deixando para tras, uma vida cheia de boas lembrancas, que se tornaram saudades....

    ResponderExcluir