Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

O primeiro mês do governo Bolsonaro – por Armando Lopes Rafael


31 de janeiro de 2019: primeiro mês do governo Bolsonaro. Algo foi feito? Primeiro, cerca 381 mil beneficiários do Bolsa Família (com medo de punições pela fraude) pediram “desligamento voluntário” deste programa.

O valor pago em janeiro/2019, do Bolsa Família, também teve redução nesse primeiro mês do governo, segundo relatório do Ministério da Cidadania: caiu de R$ 2,6 bilhões, em dezembro, para R$ 2,5 bilhões em janeiro. Uma economia de 100 milhões de reais.

Antes das eleições a “petralha” mentia dizendo que Bolsonaro ia acabar com o Bolsa Família. Pois neste primeiro mês ele anunciou a inclusão do 13º benefício no Bolsa Família para os que realmente precisam desse auxilio.

O Presidente Bolsonaro assinou o Decreto de Facilitação da Posse de Armas, para garantir ao cidadão brasileiro a integralidade do direito constitucional à legítima defesa da vida e do patrimônio, cumprindo o decidido pelos cidadãos brasileiros no Referendo de 2005, que os governos Lula/Dilma empurraram com a barriga e não cumpriram.

Outra medida beneficiou os pais de família que não queriam ver seus filhos “aprendendo na marra” nas escolas públicas a defesa da ideologia de gênero, regulamentando o direito à educação domiciliar, reconhecido pelo STF, por meio de Medida Provisória, beneficiando 31 mil famílias que se utilizam desse modo de aprendizagem.

Além disso, e cumprindo promessas de campanha, a equipe do governo Bolsonaro concluiu decretos e projetos visando: extinção de 21 mil funções comissionadas e gratificações em diversos ministérios; Iniciou os preparativos para privatização da malha ferroviária e para modernizar e ampliar a infraestrutura aeroportuária de 12 aeroportos com vistas à privatização;  Estímulo à Agricultura Familiar; Implantação do Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização para minorar a falta de água no semiárido nordestino; iniciou o Combate às fraudes nos benefícios do INSS; dentre outros.

Teve medidas simples, mas que agradou a muitos. Por exemplo: retirada do Brasil do “padrão de passaporte do Mercosul”, retomando o Brasão da República como identidade visual nesse documento. A criação do Comitê de Combate à Corrupção no Governo Federal; início  dos estudos para a independência do Banco Central e novos critérios para nomeação dos administradores dos Bancos Federais, livrando-os das indicações políticas.

Alguma coisa já foi feita. Muito mais se fará nos próximos meses. Algo mudou para melhor...

2 comentários:

  1. Os petralhas se esperneiam porque, aos pouco, o governo está deixando de ser um negócio entre amigos. A administração publica está se voltando para os interesses do povo.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre pensei que se a maioria dos brasileiros elegesse Bolsonaro a esquerda (não só do Brasil, mas da América do Sul) ia se auto implodir. O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, está com os dias contados. Vai ter que correr para um exílio na Rússia.
    O governo dele ruiu, pois faltou dinheiro do governo brasileiro para sustentá-lo no massacre que faz ao povo venezuelano. Canalha!

    ResponderExcluir