Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 5 de outubro de 2019

Barroso: ‘Garantistas se apaixonaram por prova ilícita’ - Por Josias de Souza



Contrário à utilização das mensagens roubadas de celulares de procuradores de Curitiba como prova judicial, o ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, disse ao blog: "É muito impressionante como os garantistas à brasileira se apaixonaram pela prova ilícita, produto de crime." Segundo Barroso "a Constituição expressamente proíbe a utilização de provas ilícitas em processo de qualquer natureza. Utilizá-las para perseguir pessoas é inaceitável."

Barroso acrescentou: "Não é fácil nem simples a tarefa de fazer com que o Brasil deixe de ser o país em que o crime compensa, os bandidos perseguem os mocinhos e o mal vence no final. Mas essa é a missão da nossa geração. Às vezes parece que somos minoria, mas a história está do nosso lado."

O blog procurou o ministro para ouvi-lo sobre os questionamentos à Lava Jato, agravados pela divulgação das mensagens trocadas entre o ex-juiz Sergio Moro e procuradores, especialmente Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa de Curitiba. Barroso recusou-se a comentar a posição de colegas do tribunal. Preferiu expressar o que chamou de "posição técnica". Evocou o artigo 5º, inciso LVI da Constituição para embasar seu ponto de vista. Diz o seguinte: "São inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos".

Reportagem da Folha informou que o Supremo acionará a Procuradoria-Geral da República, por intermédio do ministro Gilmar Mendes, para requerer a verificação da autenticidade das mensagens roubadas dos celulares de procuradores de Curitiba. A ideia é utilizar o material para rever processos referentes à Lava Jato e abrir procedimentos contra os agentes públicos responsáveis pela operação.

Um comentário:

  1. Foi o ministro Barroso quem disse em plenário que o Gilmar Mendes tinha por trás um interesse que não é o da justiça. Vários outros ministros aderiram ao Gilmar.

    ResponderExcluir