Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

A desunião causou o estrago - Por Antônio Morais.


Dizem que a união faz a força, que o segredo é a alma do negócio. Enquanto  estavam unidos,  esses pilantras e picaretas da politica atuavam na mais perfeita tranquilidade. O Pajé nomeava o operador, que roubava os recursos e repassava para o doleiro que transferia aos partidos e políticos. Assim eram bem sucedidos nas suas atividades desonestas, corruptas e malandras.
Caíram na besteira de se desentenderem. A coisa deu pra trás. O desmantelo tomou de conta por causa da desunião e das futricas. No cada um por si, entrou água no negócio e muitos  passaram a  ser hospedes da cadeia.
Esse fato me fez lembrar umas mulheres do sitio Charneca, em Várzea-Alegre, que até então faltava pouco para serem beatificadas, não havia quem soubesse nada sobre elas que desabonasse a conduta de honradez e fidelidade moral.
Um dia, lavavam roupa no açude do velho Januário e começou uma arenga entre duas delas. A teima foi tomando corpo e determinada hora uma disse para a outra : Você pensa que eu não seu que você traiu seu marido com Janjão? A outra, eu também sei que você botou chifre no seu esposo com Generino!
A terceira aconselhou : acabem com isso, esses segredos não devem ser revelados. É muito feio. Não fica bem pra vocês, desenobrece a reputação e a moral de uma esposa exemplar.
Outra retrucou : Fique no seu lugar, não se meta onde não foi chamada, que você botou chifre no seu marido foi com os dois.
Tanto num como no outro caso a desunião botou a caçada no mato.

Um comentário:

  1. É muito difícil compreender como uma atividade vital para um município, estado ou nação ter sido degradada a ponto de ser entregue a pior cambada de vagabundos desonestos existente entre
    o povo. A república caprichou, deu fim a moral e bons costumes. Hoje em dia nenhum homem de bem faz questão de participar da vida publica.

    ResponderExcluir