Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 8 de setembro de 2020

EXUMAÇÃO DE ESQUEMAS TÁTICOS - Por Wilton Bezerra, comentarista generaqlista.


Numa crônica mais extensa, fiz comparação usando a música para explicar o que Guardiola produziu de revolucionário no futebol.

O treinador espanhol, depois de mapear esquemas, estilos e conceitos de jogo, fez exatamente o que João Gilberto fez na música brasileira com a bossa nova – uma decantação.

O nosso João, com a sua batida de violão revolucionária e seus acordes dissonantes, desacelerou o samba e criou harmonias maravilhosas que ganharam o mundo.

Os dois, Guardiola e João Gilberto, gênios da raça, trabalharam de maneira competente em cima do que já existia e criaram fórmulas novas.

Agora, o que ocorre no futebol brasileiro é uma coisa grotesca, que chega, às vezes, às raias do ridículo.

No jogo Flamengo e Atlético, num determinado momento da partida, o Domènec Torrent introduziu uma alteração para que o rubro-negro atacasse com cinco jogadores.

De imediato, numa explosão delirante, se anunciou que, naquele momento, se processava a revitalização do 3-5-2, a”pirâmide”, formação tática de 1920, usada no futebol brasileiro até 1960.

Ora, onde está a novidade de atacar com cinco jogadores, quando se realiza isso até com seis ou sete, dependendo das circunstâncias?

Se pedala mais um pouco e se chega a mais uma “novidade”: o “jogo posicional”, que nada mais é do que guardar posições na configuração de um time, método mais antigo do que a serra do Araripe.

Com o Carrossel Holandês de 1974, essa idéia de jogo foi abandonada em nome de uma ciranda organizada, na qual nenhum jogador tinha posição fixa.

Claro que, em períodos de saturação do tatiquês, pode-se eventualmente praticar o jogo posicional para organizar o movimento.

É bom esclarecer no entanto, que, o jogo posicional não significa um engessamento da ocupação de zonas pré-determinadas.

Para isso, a mobilidade de peças altera o sistema com deslocamentos, remanejamentos e simulações táticas.

Pessoal do futebol precisa de mais cuidado no que “descobre” e modular, mais cuidadosamente, o simancol.

Um comentário:

  1. oda tática de jogo o treinador será em sucedido desde que na equipe tenha jogadores do porte da seleção holandesa de 1974 e do Barcelona de tempos atrás. Difícil é ser vitorioso sem bons craques na equipe. Já o João Gilberto precisa ser gênio mesmo.

    ResponderExcluir