Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

E por falar em Monarquia...

Fatos desconhecidos pela população brasileira

Você sabia?

1)    A Monarquia é uma forma de governo moderna e eficiente. Das 18 economias mais fortes do mundo atual, 12 são monarquias.

2)    O Monarca, sendo vitalício, pode inspirar e conduzir um projeto nacional, com obras de longo alcance e longo prazo. Já na república, o presidente executa seu próprio projeto de 4 anos de governo, e, com frequência, interrompe as obras dos antecessores.

3)    O Rei ou Rainha não têm interesse em interromper as obras dos seus antecessores, até porque participa dessas obras e projetos antes mesmo de subir ao trono.

4)    A sucessão monárquica é imediata e sem traumas: O Rei morreu – Viva o novo Rei! A sucessão de um presidente da república é cara e traumática. Trata-se de longo processo eleitoral que desestabiliza e convulsiona o país. Às vezes tem até atentados, como ocorreu com a facada em Bolsonaro.

5)    O Brasil Império era um país de primeiro mundo, junto aos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha.

6)    Se não tivesse havido o golpe de 15 de novembro de 1889, que derrubou a monarquia e rasgou nossa Constituição os sucessores de Dom Pedro II teriam sido apenas três: Princesa Isabel (até 1921); Dom Pedro Henrique (até 1981) e Dom Luiz de Orleans e Bragança (Imperador de jure atual). No entanto, no mesmo período tivemos 45 presidentes de república, em meio a crises, golpes e instabilidade. 

        E o Brasil paga (até a morte deles) uma caríssima pensão mensal para sustentar os ex-presidentes José Sarney, Collor de Melo, Fernando Henrique Cardoso, Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer. Cada um tem direito, além do salário integral da Presidência, a dois carros com motorista, 10 assessores, 4 seguranças, passagens aéreas para suas viagens e plano de saúde...tudo pago com os impostos dos contribuintes...

2 comentários:

  1. Prezado Armando - Cada dia que passa mais se observa o prejuízo que o Brasil teve com a decisão de Deodoro da Fonseca de proclamar a malfadada republica. Cada dia a republica apodrece mais.

    ResponderExcluir
  2. Esse jogo de competências e de qual sistema de governo é mais adequado tem passado e futuro. Porque os apaniguados da democracia não querem largar as suas benesses por um reinado, é vice-versa.

    ResponderExcluir