Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 27 de março de 2022

Dez minutos com Gilmar - Por Diogo Mainardi, na Crusoé.

 

“Gilmar Mendes, alguns anos atrás, veio a Veneza. Isso foi bem antes da Lava Jato. Seu recepcionista, Reinaldo Azevedo, telefonou-me para marcar um encontro, porque o ministro, sabe-se lá por qual motivo, tinha o desejo de me conhecer. 

Com má vontade, aceitei encontrá-lo em frente à igreja da Salute, a mais próxima da minha casa. O encontro foi rápido, nem lhe ofereci um cafezinho. Conversamos de pé, possivelmente sobre a cidade, mas cancelei da memória todos os detalhes daquele dia.

Só me lembro que foi dolorosamente aborrecido. Depois de dez minutos, inventei uma mentira, despedi-me e voltei correndo para casa. No ano seguinte, Gilmar Mendes passou novamente por Veneza, e seu recepcionista tentou marcar mais um encontro. Como eu não sou tonto e não caio duas vezes na mesma cilada, ignorei os telefonemas e sumi.

A minha falta de cortesia, claro, foi castigada. Se meu plano era evitar Gilmar Mendes pelo resto da eternidade, pode-se dizer que falhei miseravelmente.”

2 comentários:

  1. Eu tenho uma admiração muito grande pelo jornalista Diogo Mainard. Seu caráter, sua lisura inconfundível.

    Dez minutos que seja na companhia de Gilmar Mendes estraga uma vida inteira.

    ResponderExcluir
  2. Imagino o quanto foi difícil esse encontro, com idéias e valores tão diferentes...Eu admiro Diogo Mainardi por suas coerência e respeito a valores genuinos, a moralidade, a sua lealdade e coragem. Tem transparência diante de seus sentimentos, daquilo que acredita, não deixando dúvidas de que está do lado certo.

    ResponderExcluir