Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 1 de março de 2022

Bolsonaro fertiliza a Terceira Via - Por Diogo Mainardi.

 

Jair Bolsonaro mergulhou no adubo de Vladimir Putin e, com isso, acabou fertilizando a Terceira Via.

A opinião não é de um entusiasta da Terceira Via, como eu, e sim do diretor da Eurasia, Christopher Garman, que sempre superestimou as chances do sociopata. 

Ele disse para o Valor:

“A guerra dificulta a reeleição do presidente e, na margem, pode abrir porta maior para a terceira via. Ainda acho que a barra é alta. É improvável. Nós, na Eurasia, colocamos em 20% a chance da terceira via de chegar ao segundo turno e, num cenário de estresse, num choque global maior, esse percentual pode aumentar.

Tem que ter uma combinação de queda do Lula – o que deve correr, pois há um pouco de gordura nos números dele – com uma queda do Bolsonaro para abrir uma porta para a terceira via”.

Ele disse também:

“Havia um caminho para o Palácio do Planalto ter uma recuperação modesta nos seus índices de aprovação. Com a guerra na Ucrânia, e se as repercussões forem mais severas para a economia global, é claro que dificulta a recuperação da popularidade. 

Tudo isso não é boa notícia para o presidente Bolsonaro, é má notícia”.

Claro que é má notícia. Não por fatores externos, e sim internos. A imbecilidade de Bolsonaro impediu que ele compreendesse o que estava ocorrendo no resto do mundo, como no caso da epidemia. 

A chance da Terceira Via é oferecer aos eleitores um governo menos imbecil do que esse. É menos improvável do que a Eurasia imagina.

2 comentários:

  1. Bolsonaro tem o prazer de fazer besteiras. Não tem limites.

    ResponderExcluir
  2. A "geopolítica" é tão complexa quanto sua prima (a política).Tanto é que Lula e Bolsonaro estão no mesmo barco da RÚSSIA, na guerra da UCRÂNIA. Como dizia Gonzaga Mota: "A política continua dinâmica".

    ResponderExcluir