Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 30 de março de 2022

O NEO-ROMEIRÃO É UM TEMPLO MODERNO - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

 

Um estádio de futebol como obra urbana tem que ser um lugar em si.

Lugar público, com alma, de perene circulação e que expresse identidade e personalidade próprias.

Não existem templos, considerados como tal, sem que sejam frequentados por seus fiéis. Transformam-se em um “não lugar”.

A nova Arena Romeirão, que leva o nome do saudoso líder político Mauro Sampaio, terá o desportista caririense reconhecido nela.

O velho Romeirão (que lugar!) foi demolido, para se erguer, no mesmo espaço, um estádio novo, bonito e moderno.

As lembranças e histórias deixadas são inegociáveis.

O piso do campo de jogo foi removido deixando as pegadas da fama de Garrincha, Pelé, Zico, Rivelino, Carlos Alberto, Sócrates e outros craques notáveis.

Um rei, Roberto Carlos, também, o ocupou para cantar.

Quantas vezes lotado e colorido, como palco de históricos clássicos, entre Icasa e Guarani.

Até como uma igreja a céu aberto o estádio foi utilizado.

O Romeirão foi um sonho dos pioneiros e verdadeiros desportistas de Juazeiro do Norte, realizado graças à sorte da cidade contar com Dr. Mauro Sampaio como seu prefeito.

Mas, como diz a canção, "o novo sempre vem".

Que a Arena ROMEIRÃO traga um alento renovado ao futebol do Cariri, tão necessitado de uma repaginação profissional.

Um comentário:

  1. Eu não sei do que tenho mais saudades, da idade ou dos fatos. 1970, 18 anos, estava no aeroporto Nossa Senhora de Fátima, na chapada do Araripe quando o avião chegou com a equipe do Cruzeiros. No Romeirão assistir aos dois jogos. Apesar do Cruzeiro não ter trazido Raul, Procópio, Piaza, Dirceu Lopes e Tostão, os seus principais jogadores eu vi Natal, jogar bonito e com elegância, um craque na expressão da palavra. Espera-se que a evolução que houve no estádio acontece também no futebol da região. Como está a região não merece uma arena do tipo.

    ResponderExcluir