Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 21 de setembro de 2023

181 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antonio Morais.

Em 1969, quando cheguei em Crato, tio Mundim do Sapo residia à Rua Monsenhor Esmeraldo depois da linha férrea. Nesta época a Fábrica da Coca-cola ficava bem próximo.

Raimundo, seu filho, voltava da aula e de passagem pela referida fábrica atirou uma pedra na Placa Luminosa de Propaganda, bateu de um lado e saiu do outro. O vigia observou Raimundo entrando em casa, ligou para o gerente da fábrica que foi a casa do tio Mundim com a muzenga, de pauta com o diabo.

Enquanto o homem falava o circo ia se formando, a vizinhada toda assistindo o afoito e deselegante gerente ser grosseiro.

Mundim do Sapo calado o tempo todo, não tinha razão e nem tinha o dinheiro disponível no momento para pagar o prejuízo.

Por fim o homem baixou a sentença : amanha, 08 horas, no meu escritório com o dinheiro da placa, do contrário vai ter cadeia.

Seis da manha, do outro dia, tio Mundim do Sapo estava na casa do Dr. Humberto Macário que além de ser primo e grande amigo era o prefeito do Crato à época.

O que foi Raimundão que você não me deixou dormir hoje? Disse Dr. Humberto.

Tio Mundim contou a história.

Dr. Humberto ligou para o gerente da coca-cola e disse: aqui é Dr. Humberto Macário. O homem se derreteu todo, diga Dr. Humberto, mande as ordens, o que o senhor desejo?

Eu quero que você levante o prejuízo que o filho de um amigo meu provocou com a destruição de uma placa da sua empresa, e, mande receber comigo. Não vá mais na casa dele, porque ele não pode pagar, vai se aborrecer e aborrecer você.

Nada Dr. Humberto, foi nada não, foi só um trincão de fácil recuperação. Aqui o senhor manda!...

De qualquer forma se houver despesas é comigo, e desligou.

Pronto Raimundão, está resolvido. Pode ir pra casa tranquilo. Disse Dr. Humberto.

Quando tio Mundim chegou em casa, o vizinho que assistiu o circo do dia anterior perguntou:

Como foi, seu Mundim, o homem amansou?

Tio Mundim do Sapo parou um pouco, pensou e respondeu: "Eu ESTUMEI Dr. Humberto nele".

2 comentários:

  1. Dr. Humberto além de primo era um grande amigo de Mundim do Sapo. Amigo de todas as horas.

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk um fato, para ficar na historia.

    ResponderExcluir