Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Gente ou objeto - Por Pedrinho Sanharol.

"Desde cedo, tempos de escola, se mostrava capacho e treinava para o futuro denunciando colegas ao bedel. Agora, sua vocação se mostrava de forma mais nítida, mais acentuada. 

Uns na vida são gente, outros objeto e outros até menos que isso. Ria dos colegas, com um riso frágil como sua alma, sua postura, seu viver. 

Índole servil, não levantava a cabeça quando se tentava olhá-lo nos olhos. 

Ia às Assembleias dos trabalhadores onde todos arriscavam a pele. Ele não: ficava quieto, ausente, mudo, sem coragem de votar contra mas já certo de furar a greve que se aproximava. 

Sabia a quem bajular, não se importava com a omissão e traía quem não fosse pelego, como ele. 

À noite, na sombra da covardia, abraçado ao travesseiro da consciência pesada, se perguntava: em que dia dormirei?"

Um comentário:

  1. Eu digo e repito sempre que os iguais se atraem. Vejam a situação do Brasil : O presidente escolhe um ministro para pasta da justiça, os assessores do ministro recebem o comando do tráfico no ministério. Como prêmio presidente nomeia o ministro para o STF. Hoje, eu li uma declaração que não estou lembrado quem falou que : "Flávio Digo não merece o STF, mas o STF merece Flavio Dino". Onde chegou o Brasil.

    ResponderExcluir