Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 16 de janeiro de 2024

084 - O Crato de Antigamente - Antônio Morais.


O hasteamento frustrado - Coronel José Ronald Brito.

Quando em 1985, eu era diretor do Detran-ce – Departamento Estadual de Transito, o supervisor da cidade do Crato, Zezé Bezerra – José Rodrigues Bezerra, prefeito e comissão decidiram que a minha participação na solenidade de abertura da Exposição Agropecuária do Município seria hasteando a bandeira da mesma.

Relutei, primeiro porque desde a inauguração do Parque, a 04 de Setembro de 1944, pelo interventor Francisco Menezes Pimentel, de tudo ali já aconteceu: desde um vigário da Diocese afirmar em discurso que o Dr. Tasso Jereissati estava preparado para substituir Jesus Cristo, até a proibição do prefeito e comitiva adentrarem ao recinto; e em segundo porque achava que estariam presentes autoridades com maior representação do que a minha ; mas não teve jeito.

Tomamos posição nos mastros e a Banda Municipal regida por Azul – Manuel Augusto dos Anjos, iniciou o Hino Nacional e nós o içamento. A esta altura, senti foi um encontrão e o arrebatamento da adriça pelo General Teles – Raimundo Teles Pinheiro, que me tirando do posto, completou o hasteamento, sob o inacreditável testemunho dos presentes.

4 comentários:

  1. Prezado parente e amigo Jose Ronald Brito.

    Deste desagradável acontecimento colhemos uma lição: Que sua humildade estava acima de tudo. Conheci o General Raimundo Teles Pinheiro, sabia ser deselegante, grosseiro e mal educado.

    ResponderExcluir
  2. DESELEGANTE,GROSSEIRO E MAL EDUCADO FORMA UMA IMAGEM DE QUEM NUNCA TEVE FORMAÇÃO DE CIDADÃO.

    ResponderExcluir
  3. Fala sério gente ! Como pode ? Porque de tanta indilicadesa ? Em um momento solene fazer questão de passar recibo de OGRO de TOSCO a família deste que me desculpem ; mas isso não é autoridade é inaceitável independente do posto que se ocupa o respeito vem antes !

    ResponderExcluir
  4. ...e pensar que esse grosseiro foi diretor do Colégio Militar de Fortaleza...

    ResponderExcluir