Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

330 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Nesse causo eu vou omitir o nome do principal personagem, por questão de ética. Morava um cidadão no sítio Cachoeira Dantas que tinhas três filhas, com um comportamento contrário aos costumes da época.

Naquele tempo não tinha ainda a história do fica e as garotas já adotavam, a mais nova ficou na boca do povo, em virtude das ficadas com soldados, cambistas, amansadores de burros, homens casados e quem chegasse perto dela.

Depois desse currículo extravagante, ela ingressou na igreja evangélica e mudou o seu comportamento. Um moço de família importante da cidade vendo a mudança da menina e simpatizando com a garota, noivou e se casou com ela de véu e grinalda.

O pai satisfeito com aquela mudança, chegou um dia no café de Socorro Sobreira e falou: Socorro, você falava das minhas filhas, mas veja o que aconteceu. Minha caçula, casou e limpou o nome da minha família.
Socorro com aquele seu jeito espontâneo respondeu: Limpou o da sua família, mas, sujou a dos outros.



3 comentários:

  1. Foi boa Mundim. A moça era assanhada mesmo sendo da epoca do "lá vem pai, Mãe tá oiando".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkmmkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkl peli visto, foi m....pra todo lado........

      Excluir
  2. é raimundinho essa moça é minha prima kkkkkkkkk

    ResponderExcluir