Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 11 de março de 2024

171 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.



Urubu de chocalho.

Acima de Porteiras 7Kms, no sentido do pé da Serra, fica o paradisíaco sitio Saco, outrora engenho de rapadura, onde fui menino cercado de muita fartura, inclusive de segurança, carinho e amor.

Ali era meu paraíso!

Pois bem, certo dia morreu uma vaca nova e sadia, alem de gorda. Os vaqueiros logo diagnosticaram morte por picada de cobra. Foi um banquete para os urubus. chegava urubu de toda parte porque a carne de vaca era gorda e farta.

No meio da urubuzada, havia um forte tilintar de chocalho! Descobriu-se no meio da multidão de urubus,um com um pequeno chocalho no pescoço, uma campainha. Surgiram muitas conjecturas. Quem teria enchocalhado aquele urubu? Claro que ninguém poderia responder. Temos depois soubemos que o garotão Antônio Vicelmo, de Porteiros, ia a matança nos dias de matutagem pegar urubu pelo pé para enchocalhar.  Ora 7 kms para quem tem asas não é nada.

O urubu enchocalhado de Porteiras, de faro apurado, sabia onde tinha carne farta e ia banquetear-se com os outros semelhantes.

Somente, tempos depois foi que se descobriu o esperto autor daquela façanha! São imagens de infância que o tempo não apaga!

Dr. Napoleão Tavares Neves.

4 comentários:

  1. O mestre Napoleão tem o dom de escrever bem usando expressões simples...

    ResponderExcluir
  2. Histórias do Dr. Napoleão. Grande Antonio Vicelmo, advogado, jornalista, locutor e apresentador.

    ResponderExcluir
  3. tem urubus de toga chacoalhando a carta magna

    ResponderExcluir