Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

079 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


Em décadas do século passado, Monsenhor Lima respondia pela  Paróquia de São José Operário da Ponta da Serra. Muito organizado e exigente, fugir  do  definido e acertada com a comunidade nem pensar. Eram semanais.

Sua  visita era definida  antecipadamente :  Sábado pela  manha batizados, a tarde confissões e casamentos, no Domingo  o encerramento  com uma missa solene.

Certa feita, na madrugada do Sábado para o Domingo nasceu na casa de José Raimundo de Brito, no sitio Quebra uma menina. Nascida desnutrida e fraquinha sob séria ameaça de ir a  óbito. 

José Raimundo preocupado  em ver uma filha  morrer pagã  foi  até a igreja falar  da possibilidade de batizá-la, na manhã do Domingo,  quebrando o que estava  determinado na agenda do Monsenhor Lima.
  
A secretaria já  não admitiu, José Raimundo insistiu tomando a liberdade de falar com o Monsenhor. Deu-se portanto o presente dialogo  entre  o Monsenhor e José Raimundo :
José Raimundo - Estou a solicitar encarecidamente a compreensão do senhor por que a minha filha está muito doentinha e eu não gostaria que ela morresse pagã.
O Monsenhor -  O dia dos batizados foi ontem,  hoje eu não batizo.
José Raimundo - Mas, ela  está muito fraquinha dificilmente vai resistir e esperar a próxima visita.
O Monsenhor - Não posso lhe atender, por que você não a trouxe ontem?
José Raimundo já afobado, respondeu em cima da bucha - "Porque ela nasceu hoje de madrugada". 
O tom da voz já era tão forte que o Monsenhor batizou a criança. 
Estávamos  eu, Macário de Brito Monteiro quando ouvimos do José Raimundo está proeza.

6 comentários:

  1. Os "José Raimundo" eram exemplos de dignidade, carater e honradez.

    ResponderExcluir
  2. Nesses tempos de muita fé e solidariedade cristã os padres impunham a doutrina e a ordem religiosa. Mais os católicos também exigiam os seus direitos de devotos, de fiéis. E, assim havia o respeito as duas partes.

    ResponderExcluir
  3. JOSÉ RAIMUNDO DE BRITO FOI O MAIS SOLIDÁRIO DOS "BRITOS" DE TODOS OS TEMPOS......"

    ResponderExcluir
  4. Julgo que não deveria haver marcação de hora para sacramentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comungo deste pensamento. Não em casos de necessidade extrema.

      Excluir