Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 22 de maio de 2018

Venezuela: a radiografia da fraude e do voto tutelado - POR MÍRIAM LEITÃO.

Dessa vez ficou clara a dinâmica usada pelo regime chavista para fraudar o processo eleitoral. 

Os enviados brasileiros foram muito felizes em descrever a rotina da fraude, que vai além da manipulação da contagem dos votos. 

Para o conselho eleitoral da Venezuela, o presidente Nicolás Maduro foi reeleito no domingo.

Há muito tempo se sabe que o chavismo frauda as eleições, manipula as instituições, controla o conselho que fiscaliza a eleição. 

Agora, a cobertura dos correspondentes lá na Venezuela descreve as cenas. O eleitor que depende dos programas sociais tinha que votar e se apresentar a um posto da milícia bolivariana para comprovar que votou. 

Assim, além de garantir a permanência no programa, ganhava o equivalente a US$ 8, o que é muito dinheiro por lá. É a compra oficial de voto. 

Há ainda a modalidade de votação assistida. O eleitor é acompanhado por um miliciano que indica como ele deve votar. 

Os venezuelanos contaram à reportagem que não podem correr o risco de perder a “Carteira da Pátria”, que garante uma quota de alimentos. O voto por lá é absolutamente controlado.

Um comentário:

  1. O socialismo é a pratica de distribuir a miséria de forma igualitária com a pobreza. Hugo Chaves já queimou no inferno faz tempo e o povo continua a pagar pelo mal que sofreu e sofre.

    ResponderExcluir