Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 24 de abril de 2019

MORREM OS ÍDOLOS, MAS A BOA MÚSICA FICA - Por Antônio Gonçalo de Sousa.

É impressionante como a cada dia ficamos órfãos de grandes ídolos da música. Artistas que deixaram legados importantes partem para o além e ficamos com a impressão de que aquela era dos anos 1970 - 1980 foi realmente um destaque. À época, havia uma imensa influência dos ingleses e, mesmo não entendendo da lingua, curtíamos as melodias e as letras das canções eram subjetivadas como se adaptássemos as mesmas em versões próprias. Um desses ídolos que deu adeus recentemente foi Dean Ford, vocalista e compositor do grupo The Marmalade.

Registre-se que alguns dos artistas da época se destacaram, tanto pela capacidade artística, mas também por algumas formas inusitadas de viverem ou de expressarem seus talentos. E Dean Ford, cujo nome oficial era Tomas McAleese, não ficou para traz nesse quesito.

O artista, que nasceu em 1946, na Escócia, se dedicou à música desde criança, mas entre idas e vindas da carreira solo e em algumas bandas baladeiras, só veio fazer sucesso mesmo em 1970, com a canção "Reflections of my life", gravada pelo grupo em que se destacou mais, o The Marmalade.

Apesar de ter composto diversas músicas, o sucesso da Banda foi repentino e, no início da década de 1970, o cantor Dean Ford foi passando para o ostracismo e se envolveu integralmente com o alcoolismo, saindo de cena completamente, em 1979.

O seu reaparecimento só aconteceu em 1986, mesmo assim, não retornou aos palcos, preferindo se dedicar ao ofício de dirigir carros luxuosos para astros da música pop.

Como um sublime e prévio aviso de sua partida para o além, em 2017, voltou a lançar dois álbuns. Mesmo com os olofotes já não o emprestando mais a atenção de antes, o seu legado pretérito como bom guitarrista e ótimo cantor, firmaram no público o velho sentimento em reviver o clip em que interpreta a canção que o tornou eternamente famoso: "Reflections of my life".

Dean Ford morreu em 31.12.2018 de complicações relacionadas com o mal de Parkinson. 

4 comentários:

  1. Amigo Antonio Gonçalo - Os grandes remédios da humanidade são a música, o silêncio e o tempo.

    Saudade é um sentimento causado pela distância ou ausência de algo ou alguém. Tem origem no latim, com o significado de solidão.

    É uma palavra que não tem tradução literal em muitas línguas. Saudade é uma das palavras mais utilizadas nas poesias de amor, nas músicas românticas da língua portuguesa.

    Saudade significa a memória de algo que aconteceu e intensa vontade de reviver certos momentos.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, nossa geração teve o previlégio de conviver com valores culturais e artísticos bem mais expressivos que os atuais.
    Com relação à música, isso fica muito evidente comparando-se os versos das letras, os arranjos sonoros e as performances dos músicos que executavam os instrumentos naquela época.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Antonio - Eu vi o clip. Aqui no Blog há uma grande dificuldade de postar musicas. Não há o dispositivo para baixar. No Face é prático. É só colar e pronto.

    ResponderExcluir