Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

A Sagrada Face de Jesus revelada no Santo Sudário – por José Luís Lira (*)


Sagrada Face como  ficou impressa no Santo Sudário (à esquerda); e uma
 fotografia da mesma  feita por Secondo Pia, em 1898 (à direita)

   A coluna de hoje não foi escrita por mim, José Luís Lira. É uma síntese de um belo artigo de 12 páginas, escrito pela Dama da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém, Rita de Sá Freire, minha madrinha na Ordem, escritora e administradora do Apostolado “Nos Passos de Maria”. Vale a pena conferir e registro agradecimentos à autora:

    O homem sempre procurou contemplar o rosto de Deus. Jesus nos disse: “Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14, 9). Dessa forma, a contemplação da Sagrada Face de Cristo é a própria contemplação de Deus. Ver a Face do Senhor é, de alguma forma, ter um encontro, é conhecer a Pessoa de Cristo. E assim, sua Face vem inspirando os cristãos a um maior conhecimento e amor ao Senhor, desde os primeiros séculos.

     O culto à Sagrada Face tem por finalidade render à Face Adorável de Jesus, desfigurada na sua Paixão, homenagens particulares de respeito e de amor; reparar as blasfêmias e as violações dos dias santos, que O ultrajam de novo; além de obter de Deus a conversão de todos nós, pecadores. Nesse sentido, as orações devocionais à Sagrada Face de Jesus são um modo muito especial de honrar Nosso Senhor e de reparar todas as blasfêmias que Ele tem sofrido ao longo dos séculos, desde a Sua Paixão no Calvário.
Perspectiva da Sagrada Face, num estudo feito a partir 
do que ficou impresso no Santo Sudário

     Trata-se de uma salutar devoção, que se diria, instituída pelo próprio Salvador no dia de sua Ressurreição, imprimindo, milagrosamente, Sua Sagrada Face no Santo Sudário. Uma veneração piedosa sempre conhecida e praticada na Igreja como incentivo poderoso à Reparação. Cabe ressaltar, que a vida de Jesus foi extraordinária e humana também. Devemos nos lembrar que Jesus Cristo assumiu a natureza humana sem deixar de ser Deus: é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por essa razão, temos que ser adoradores e reparadores da Sagrada Face do Senhor, que Ressuscitado, ainda sofre por nossos pecados e de toda a humanidade.

     Os verdadeiros valores cristãos e morais estão sendo substituídos por ideologias anticristãs e com isso, avançam os pecados do aborto, da impureza, da irreverência e da falta de respeito para com Jesus. Com isso, Nosso Senhor é escarnecido novamente. Reparamos e honramos a quem amamos. Então, lembremo-nos do amor de DEUS por nós. Jesus Cristo, em seu extremo amor pela humanidade, depois de consumada a Redenção do gênero humano, quis deixar-nos a sua imagem gravada, milagrosamente, no Santo Sudário, dando-nos a graça, a nós, seus remidos, de nos inebriarmos nos Seus traços régios, para ler neles a Sua Paixão e o Seu amor por nós. Seguramente, na vida de Jesus, houve, incontáveis feitos gloriosos...

     Entretanto, nas palavras de São Bernardo, a cor rubra da Paixão seria a mais apropriada para representar o amor e por essa razão, deixou de lado todos os demais fatos gloriosos da sua vida, e quis se representar, perante nós, como o Homem das dores, a fim de que nos fosse tanto mais amável, quanto mais desfigurado.

    Na devoção à Sagrada Face contemplamos o rosto sofredor de Jesus, ensanguentado e esbofeteado durante a sua Paixão. É a Face de Cristo no Horto das Oliveiras, na flagelação, na coroação de espinhos, e no caminho do Calvário, carregando a cruz às costas.

    Contemplar a Face de Cristo Crucificado nos une com todas as Suas tristezas, amor e total abandono!

Como deveria ser a Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo, 
antes da flagelação. Imagem criada a partir de
um trabalho computadorizado, baseado no que foi deixado no Santo Sudário 


  (*) José Luís Lira é advogado e professor do curso de Direito da Universidade Vale do Acaraú–UVA, de Sobral (CE). Doutor em Direito e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora (Argentina) e Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Messina (Itália). É Jornalista profissional. Historiador e memorialista com mais de vinte livros publicados. Pertence a diversas entidades científicas e culturais brasileiras.

4 comentários:

  1. Prezado amigo Armando - Ontem, vi uma pesquisa que afirma nos próximos dez anos os evangélicos ultrapassarem os católicos no Brasil. Atribui esse fato ao envolvimento da igreja católica com a politica de esquerda ultrapassada, ineficiente e sem crédito. Se não mudarem o rumo o fim será esse mesmo, apesar do Brasil ter sido o pais mais católico do mundo.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Sr Antônio Morais. Esta semana foi divulgado pesquisa constatando que os católicos no Brasil são apenas 50% da população. Já foram 95%.
    Enquanto isso os protestantes chegaram a 33% da população. As razões da diminuição dos católicos foram atribuídas ao envolvento do clero com o Partido dos Trabalhadores (PT) e denúncias de pedofilia e defesa do homossexualismo. Triste. Como os protestantes condenam isso, o cordão deles engrossa a cada dia mais.

    ResponderExcluir
  3. Caro Morais: O que você diz é fato.
    Muitíssimos brasileiros deixaram de frequentar as solenidades da Igreja Católica, por discordarem do engajamento de alguns sacerdotes na política partidária.
    A única certeza que temos é que o nosso povo tem fome de Deus. E se recusa a ao engajamento do clero em partidos políticos. Não concorda com os sermões dos sacerdotes com viés ideológicos, os quais, infelizmente, vem predominando, no que tange a poio às facções políticas que foram varridos do poder, nas últimas eleições, pela maioria da nossa população.
    Entretanto, continuamos a ser um país com forte tradição católica, tido, inclusive, por muitos, no estrangeiro, como “O mais católico do mundo”. Ademais é bom ressaltar que as correntes mais conservadoras da Igreja Católica, no Brasil, continuam crescendo. É o caso da corrente Carismática, dos “Arautos do Evangelho”, do “Opus Dei”, da “Toca de Assis”, dentre outras.
    Nosso povo, na sua maioria, continua a ser católico, embora tenha diminuído a frequência às missas e solenidades religiosas. Ressalte-se, também, que a mídia brasileira (“a mais sórdida do mundo”, no dizer do Cardeal Dom Lucas Moreira Neves) só dá destaque aos assuntos que trazem constrangimento aos católicos, a exemplo das denúncias de pedofilia; da pregação esquerdista nos púlpitos; dos escândalos sexuais envolvendo uma minoria de nossos padres.
    Dói. Mas esta é a realidade concisamente...

    ResponderExcluir
  4. Prezado Armando - A humanidade precisa de Deus como a terra precisa da chuva. Se uma agressão debochada do tipo da produtora "Porta dos fundo" não recebe o repudio de ninguém da igreja católica, Papa, Cardeal, Bispo, padre, sacristão que seja, os mascates abrem igrejas diferentes em cada esquina de cada rua de cada cidade e vendem os seus produtos.

    Eu sou católico, não vou mudar, minha religião é a que minha avó me levava ao encontro do Padre Otávio de Andrade e eu tomava a benção. Mas, ninguém vai me tirar o direito de critica a algumas condutas de parte de seus dirigentes. Na minha avaliação o rumo não esta certo. A igreja católica prestigia muito a esquerda que quer acabar com ela.

    ResponderExcluir