Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 27 de março de 2020

O MUNDO ESTÁ EM CHAMAS? - Por Wilton Bezerra.


No filme “A Noite dos Generais”, estrelado por Peter O”Toole, na cena final, Hitler grita ao telefone, para um general do seu exército, indagando, apoplético, se Paris estava em chamas.
Para o bem da humanidade, não estava. Paris continuava intacta, graças à sensibilidade de um oficial nazista, que não obedeceu às ordens da besta humana, que queria dominar o mundo.
Agora, estamos novamente ameaçados por um inimigo invisível, o coronavírus.
Uma nova situação de guerra, que exige enormes esforços para conter as ações devastadoras de um adversário de quem não se conhece, ainda, suas origens.
Se o mundo não está totalmente em chamas, existem queimadas, que se não forem contidas, provocarão incêndio de gigantescas proporções.
Cada país, com as armas de que dispõe, para impedir o avanço de tamanha desgraça, convencidos, todos, de que uma guerra não se adia, sob pena de se deixar organizar as tropas inimigas.
No Brasil, a exemplo do que acontece nas grandes tragédias, existem aqueles que aguardam um momento como esse para a pilhagem.
Em toda narrativa, da vida e da literatura, abunda a figura deplorável do canalha, sempre atento às oportunidades para levar vantagem.
Nunca deixo de citar, na obra de Nelson Rodrigues, a figura do Palhares, aquele que se autodenominava o maior canalha do Brasil.
Assim como em toda manifestação, que se diz popular, há de se ter a presença dos batedores de carteiras. É obrigatória, nas tragédias, a presença dos canalhas, dos oportunistas.
Na política, as movimentações nesse sentido são de fazer corar frades de pedra.
Vá lá que o Capitão não saiba que é perigoso falar, mas as ridículas figuras, que desejam tirar partido de suas baboseiras orais, criam em nós um desejo homicida incontrolável.
Nessa guerra contra o vírus malvado, é preciso acender os faróis em duas direções: saúde e economia.
Cuida-se da saúde em primeiro lugar e, gira-se, com restrições, a roda da economia, em ações indispensáveis para romper as linhas inimigas.
Os jovens à frente, ostentando condições salubérrimas e, logo atrás, os mais antigos, procurando se proteger.
É isso, ou ficar condenado a ouvir os discursos de anões morais, que só pensam nas próximas eleições.

Um comentário:

  1. Nos meus comentários tenho dito que somente a misericórdia de Deus criando resistência e imunidade para população é capaz de salvar o brasileiro desta pandemia.

    Os interesses do "Bolso" estão acima de tudo. A poderosa Rede Globo acaba de nomear Presidente da Republica o Rodrigo Maia, o Botafogo da planilha do Marcelo Odebrech, filho de denunciado e processado, genro de denunciado e réu que inclusive se hospedou há poucos dias no xadrez.
    E o povo achando que há da parte dessa gente algum interesse em fazer sua defesa. Como disse : Só Deus mesmo com a sua misericórdia.

    ResponderExcluir