Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 27 de março de 2022

Pisando o solo sagrado de Genazzano –– por Armando Lopes Rafael (*)

Pequeno quadro de Nossa Senhora do Bom Conselho de Genazzano

   Em 2019, antes da disseminação do vírus chinês pelo mundo, fizemos (eu, esposa, genro, filha e três netinhas) duas viagens à Europa.  Viajamos no início e no fim daquele ano. Certamente uma graça concedida por Nossa Senhora, prevendo o que viria para a humanidade a partir de 2020...

  Esta última viagem resumiu-se a Roma. Onde passamos oito dias. E, no dia 6 de dezembro de 2019, primeira sexta-feira daquele mês, deslocamo-nos à cidadezinha de Genazzano, situada na região do Lácio, próxima a capital italiana. Fomos em peregrinação ao Santuário-Basílica de Nossa Senhora do Bom Conselho (Mater Boni Consilii). Na véspera da viagem, encontrei-me, por acaso, com Dom Fernando Panico, Bispo-emérito de Crato  – na Basílica Maior de Santa Maria Maggiore – e ele prometeu que às 9:00h do dia seguinte passaria com um táxi, a fim de levar-nos – eu e minha esposa Yêda – a Genazzano. Pontualmente, Dom Fernando chegou ao Hotel Windrose, localizado na Via Gaeta nº 39, próximo à Piazza Della Republica, em Roma.

   Há muito eu sonhava visitar o afresco sagrado de Mater Boni Consilii. Devia-Lhe algumas misericórdias. Queria agradecê-las.  No entanto, ao chegarmos, encontramos a Basílica fechada, pois era feriado em Genazzano. Um transeunte perguntou-me de onde vínhamos. Respondi: “Brasile. E ele (apontei para Dom Fernando)  é Vescovo (bispo) brasiliano, nato (nascido) na Itália”. Cinco minutos depois, o reitor do Santuário veio encontrar-nos. Abriu uma porta da Igreja e disse a Dom Fernando: “Hoje o Santuário é seu” ... Incrível a atenção que os italianos têm por um bispo católico!

    Para aumentar as bênçãos dessa peregrinação, Dom Fernando Panico celebrou uma Santa Missa, no altar da capela da Mãe do Bom Conselho. Usou, para tanto, o idioma italiano, mas como só estávamos nós e mais uns três fiéis que entraram posteriormente no templo, fez o sermão em português. 

    Na sua fala, Dom Fernando ressaltou que diante do santo afresco, os pedidos feitos a Mater Boni Consilii nunca deixam de ser atendidos. Ou seja, nas nossas dúvidas, provações, sofrimentos e perplexidades, Maria Santíssima nos traz ao fundo da nossa alma, de alguma forma, os bons conselhos e as misericordiosas consolações que necessitamos. Eu sou testemunha de que isso é verdade.

Um resumo da história do afresco da Mãe do Bom Conselho

          Quando, em 1467 – após 23 anos de tentativas – os muçulmanos turcos conseguiram dominar a Albânia, ocorreu naquela pequena nação um fato miraculoso. Para evitar que fosse profanado, pelos infiéis islâmicos, a Divina Misericórdia interveio num afresco da Santíssima Virgem, existente numa parede de uma igreja católica, na cidade de Scútari. O pequeno reboco se desprendeu. Alçou um suave voo dentro do templo e elevou-se, ainda mais, quando chegou na parte externa da igreja. Dois soldados albaneses (chamados Georgis e De Sclavis), que se encontravam ajoelhados em oração naquele momento, levantaram-se e seguiram a imagem.

      Esta imagem, conduzida por anjos celestes, atravessou a parte mais estreita do Mar Adriático, e, sempre envolta em luminosa nuvem, chegou a Itália. Na tarde de 25 de abril o milagroso afresco pousou suavemente numa igreja inacabada, na cidadezinha medieval de Genazzano.

         Envolta numa névoa de mistério sobre sua origem, essa pintura, feita sobre fina camada de reboco, mede apenas 31 cm de largura por 42,5 cm de altura. Ninguém sabe quem a pintou. E a notícia desse extraordinário fato, ocorrido em Genazzano, logo se espalhou por toda a Itália.

     Desde então, há mais de sete séculos, o afresco de Nossa Senhora do Bom Conselho de Genazzano se encontra numa capela da igreja-matriz daquela cidade, espargindo bênçãos e realizando milagres incontáveis. Comprovamos o que sempre nos diziam: a pintura parece ter sido feita há poucos dias. E, no entanto, há 554 anos ela se encontra na Basílica de Genazzano. Sem falar no tempo que esteve na cidade de Scútari, na Albânia. Hoje, são incontáveis os devotos da Mãe do Bom Conselho de Genazzano em todos os países do mundo.

     Por fim, não custa lembrar que o Brasil nasceu oficialmente no dia 26 de abril de 1500, dia de Nossa Senhora do Bom Conselho, quando foi celebrada a primeira missa em nossa pátria, por Frei Henrique Soares de Coimbra. Que Ela nos proteja, especialmente neste 2022, ano decisivo para o Brasil continuar sendo uma nação cristã, livre e soberana...

    Chegada do santo afresco a Genezzano, em 25 de abril de 1467. (Pintura existente na igreja de Genazzano)

O afresco da Mãe do Bom Conselho

(*) Armando Lopes Rafael. Historiador. Sócio do Instituto Cultural do Cariri e Membro-Correspondente da Academia de Letras e Artes Mater Salvatoris de Salvador (BA).

 

Um comentário: