Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

INAUGURAÇÃO DO ROMEIRÃO EM JUAZEIRO, MAIO DE 1970 - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

 


Entrevista com o quarto-zagueiro Darci Menezes, do Cruzeiro.

Vitória do time mineiro sobre o Fortaleza, por 3 a 0, com gol de Evaldo, o primeiro do estádio que, anos depois, seria demolido para construção de um mais moderno.

Aliás, bom frisar que Evaldo desempenhava, com a camisa nove cruzeirense, a mesma função de Tostão na Seleção Brasileira tri-campeã no México.

Apesar de Piazza, Dirceu Lopes e Tostão não terem ido a Juazeiro, o Cruzeiro apresentou-se com forte formação.

Pontificavam Raul, Mário Tito, Vanderlei, Darci Menezes, Natal, Evaldo e Rodrigues.

Na segunda apresentação em Juazeiro, o Cruzeiro bateu o Ferroviário, também, pelo placar de 3 a 0.

2 comentários:

  1. Assistir aos dois jogos e tive o privilégio de está no Aeroporto Nossa Senhora de Fátima quando o avião posou com a delegação.

    Apesar da ausência de Piaza, Dirceu Lopes e Tostão, o meu irmão Pedro Morais, torcedor do Cruzeiro conheceu jogadores como Pedro Paulo, Darci, Vanderlei, Zé Carlos, Natal, Evaldo e Wilton Oliveira.

    Tinha pouco publico no aeroporto e nós, o eu, Pedro e Cesário Saraiva Cruz ficamos a vontade entre os jogadores.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Wilton Bezerra - Augusto Lopes, o conhecido “Neguin de João Lopes”, era desmantelado e meio. Gostava de uma fubuia danada e detestava trabalhar. Em 1970, o prefeito de Juazeiro do Norte concluiu o estádio municipal “O Romeirão” e, para inaugurar convidou a equipe do Cruzeiro de Minas Gerais, que tinha em seus quadros atletas como: Raul, Procópio. Piaza, Dirceu Lopes, Tostão, Natal e outros cobras.

    Quando a noticia da inauguração se espalhou o “Neguin de João Lopes” assuntou para dona Jovelina sua mãe: Minha mãe, resolvi seguir os conselhos do meu padrinho Zè André do Sanharol. Sempre que ele me abençoa ele manda que eu arranje um serviço, procure um trabalho. A oportunidade chegou. Prepare umas galinhas, faça uns caldeirões de farofa que eu vou ao Juazeiro vender. Lá tem gente até de Minas Gerais. "Oh mãe, de hoje em diante, a senhora vai se orgulhar deu".

    Pode escutar o noticiário no radio da vizinha que amanhã vão falar em meu nome. Dona Jovelina, preparou cinco galinhas torradas, fez a farofa e “Neguin” chispou para o Juazeiro. Na segunda-feira, depois do meio dia, dona Jovelina estava na casa da vizinha aguardando o noticiário da Radio Progresso.

    O locutor terminou assim: Atenção para ultima noticia! Ontem, foi inaugurado o estádio municipal Mauro Sampaio, o Romeirão. Estiveram presentes a solenidade o prefeito da cidade, o governador do estado, autoridades civis, militares e religiosas. O primeiro gol do estádio foi marcado pelo atacante Evaldo da equipe do Cruzeiro que derrotou o Fortaleza pelo escore de três tentos a zero.

    Houve um pequeno incidente, o desocupado Augusto Lopes, conhecido vulgarmente por “Neguin de João Lopes”, procedente da cidade de Várzea-Alegre, foi preso por desordem e embriaguez, levou um móio de pau e, será solto amanhã quando o delegado reassumir plantão.

    ResponderExcluir