Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

ENCONTRO COM O COMPOSITOR FAUSTO NILO - Por Antonio Gonçalo de Sousa.



Sábado passado (11.02.2023) tive a surpresa agradável de encontrar com o compositor Fausto Nilo. O fato aconteceu no "Sinfonia Bar", local simples, mas bom, do Bairro Varjota - Fortaleza. Afinal, muito apropriado para a humilde e disponível pessoa que ele é, apesar do talento como arquiteto e letrista de renome nacional, com centenas de músicas gravadas pelos maiores cantores do Brasil.

O encontro aguardado por mim há meses, vinha sendo engendrado pelo dono do estabelecimento, Luis Alberto (Luiz do Violão) - um ex-guitarrista do "Conjunto os Brasas"de Fortaleza - e pelo ex-senador Flávio Torres, uma espécie de líder do grupo de amigos, onde um dos componentes é o Fausto Nilo. Eu, como apreciador e às vezes "arranhador" de violão, estou sempre por lá, curtindo o talento e a diversidade de rítimos que eles tocam ao vivo. 

Minha intenção inicial era só entregar-lhe o livro TROPEIRISMO NOSSO, que escrevi com a colaboração do meu irmão José Gonçalo. Mas quando lhe falei que havia trabalhado 10 anos em sua terra natal (Quixeramobim) e que havia sido colega de Agências no BNB dos seus dois irmãos, Benjamim e Luiz Costa (ambos já falecidos), ele me chamou para uma mesa reservada e trilhamos um conversa gostosa e interessante.

Lembramos das lides dos seus pais e parentes, que como clientes do Banco e fazendeiros, eram visitados regularmente por mim, que exercia a função de Técnico de Campo daquela instituição. Inclusive, lembrei-lhe que cheguei a fiscalizar até sua Fazenda Descanso, fato que o fez rir e comentar sobre sua decepção de si próprio como agropecuarista. Falou-me um pouco sobre suas criações musicais, seus trabalhos como arquiteto e, também, das tristes perdas de seus pais e irmãos e de outros parentes e amigos que já foram para Deus. 

Depois dessa boa conversa, desculpei-me do grupo por ter dispendido tanto tempo com a "estrela" da festa, certo de que não faltarão outras oportunidades para alargarmos os assuntos sobre causos históricos de Quixeramobim, Quixadá e outros municípios do Sertão Central do Ceará, onde trabalhei por 23 anos, e sou grato por voltar sempre para visitar amigos, filha e neta que moram por lá. 

4 comentários:

  1. Parabéns Antonio pelos bons amigos que cultivou na sua caminhada bem sucedida.

    ResponderExcluir
  2. O grupo de amigos(as) do Fausto Nilo são Professores Universitários, Empresários, Agropecuaristas etc., que cultivam o hábito de se reunir para tocar violão e cantar músicas boas e variadas. O dono do "Sinfonia Bar" não fica atrás, com sua experiênvia pregressa de artista da noite e exímio violonista.

    ResponderExcluir
  3. Sou fã do Fauto Nilo e de Fágner desde o início de suas atuações como cantores e compositores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Gonçalo - No texto você fala que o proprietário do ambiente foi membro dos Brasas. Muito bem, na Semuva - Semana Universitária de Várzea-Alegre de 1967 esse conjunto animou um Baile no Recreio Social. Um Clube a descoberto que fica atrás da sede da prefeitura. Um baile inesquecível.

      Excluir