Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 12 de setembro de 2023

José da Silva Crato - Por Pedrinho Sanharol.

Cheguei em Crato em Fevereiro de 1969. Com 18 anos, que idade mais bonita! Servir o Tiro de Guerra com a criatura mais gentil, educada e amiga que conheci : O Sargento Bonates.

Ingressei no Interact Clube do Crato, uma associação do Rotary dedicada a ocupação dos jovens.

Fiz amizade com o meu colega do colégio e irmão do coração Cesário Saraiva Cruz. 

O pai dele Afrodízio Nobre da Cruz era o presidente da "União Artística Beneficente do Crato", mantenedora da Escola 18 de Maio. 

A escola tinha três salas disponíveis e nós tivemos a ideia de criar um curso de preparação para admissão ao ginásio, inteiramente gratuito, até a material escolar era doado.

Arrebanhamos uma centena de alunos dos mais diversos bairros do Crato. Aquele livro volumoso com as quatro matérias, que muitos devem lembrar, percorremos  eu, Pedro Morais, Cesário e outros amigos, até os exames de final de ano no colégio onde todos foram aprovados.

Naquela turma, nas primeiras cadeiras, estava "um cabinho miudinho, recatado, inteligente, aplicado ao extremo, muito educado, de olhos e ouvidos sempre bem aberto na atenção do que dizia o professor: 

Era José da Silva. 

O tempo passa, se esvai, não volta nunca mais. Aquele que colhe, somente colhe o que plantou. 

Meu caro José da Silva, você não é um mero amigo meu. Você é aquela semente semeada em terreno fértil, que hoje colhe a minha estima, o meu apreço e a minha admiração. 

Parabéns, por ser um vencedor em todos os segmentos profissionais que a vida lhe desafiou, parabéns por se revelar um exímio memorialista, pesquisador, cordelista e escritor, parabéns pelo cordel para o professor Vieira, pra mim, não poderia haver presente de maior valor.  Quem quiser conhecer a genialidade do José da Silva  veja as páginas do "Crato de Outrora".

O seu livro que está no forno para um breve lançamento será um gol de placa, não tenho dúvidas.

Você merece o meu aplauso sincero.

6 comentários:

  1. A parte mais importante de minha existência é a minha família. Os meus cinco filhos, meus quatro netos e o meu bisneto. Não é que eu seja tão velho assim, o meu neto é que se avechou.

    Depois de minha família vem essa meninada que vi e ajudei, de alguma forma a hoje serem vencedores nos mais diversos segmentos da vida. É prazeroso chegar na agência do INSS, lugar de idoso e ouvir um grito retumbante : Professor se achegue, diga o que o senhor deseja. Olhar e ver um deles vitorioso não tem alegria maior.

    ResponderExcluir
  2. Temos duas coisas em comum: Servi o TG no tempo de Bonates, e fui do Interact, inclusive ocupando a presidência em 77 e fazendo uma coisa, que muito me deixava feliz. Ajudar aos mais necessitados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse curso preparatório para o admissão ao ginásio prova o quanto as pessoas são gratas. Costumo passar na rua por advogados, professores, servidores dos três puderes e padres, tem dois padres originários daquela turma e ouvir deles o chamamento de gratidão : professor!

      Excluir
  3. José da Silva, sujeito BOM da Rua Sagrada Família.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu amigo e ex colega de trabalho vc é nota 1000

    ResponderExcluir
  5. Amo ler tudo e saber tanto do povo do Crato, parabéns a todos.

    ResponderExcluir