Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 30 de setembro de 2023

ZUZA BEZERRA - Por Fafá Bizerra, sua neta.

Há gente nesse mundão de meu Deus que, de tão ruins que são, parecem ter as veias da alma entupidas por varizes de calibre alto, como comparava o Pasquim de outrora. 

Que as almas dessas pessoas se entupam, cada vez mais, de grossas varizes. Eles não merecem outra premiação. 

Ao contrário destes existem os bons. Gente como meu avô materno, Professor Zuza Bezerra, mais inteligente e culto do que bonito embora sua beleza encantasse as então moças de seu tempo. 


O PROFESSOR.

Vovô dominava e dava aulas de português, latim, grego, matemática, geometria e trigonometria. Era amigo das letras, dos números e devoto das rimas. 

Atuou como rábula, pois dominava também o direito romano e viajava em lombo de cavalo pelas estradas que ligavam o Crato a cidades vizinhas, para “dizer o direito” dos acusados. 

Mas era, acima de tudo e ao lado de seu correto proceder, de sua retidão de caráter, um poeta por excelência. 

Dele herdei a afeição pela Poesia e a ele atribuo o meu gosto pelas letras. Num tempo sem e-mail ele escrevia versos num pedaço de papel e compartilhava comigo a beleza de sua Poesia, simples e consistente ao mesmo tempo. 


O POETA.

A ele, toda minha reverência. Sempre digo: quem gostar das baboseiras e besteiragens que escrevo, a ele credite o bem que fez: quem não gostar, dele reclame. 

Meu avô era tão bom, além de belo e inteligente, que saberá entender......

3 comentários:

  1. José Bezerra de Brito, Zuza Bizerra tinha 24 tios e tias legitimas só da parte paterna. O seu avô José Raimundo Duarte tinha 25 filhos, Vicente o pai do Zuza e mais 24.

    Zuza Bizerra se orgulhava de falar que tinha mais de 120 primos legitimos em Várzea-Alegre.

    O muito querido professor era um conselheiro da familia, ninguém tomava qualquer decisão que fosse sem antes consultar e pedir sua opinião e conselho.

    O Crato e seu povo também são eternos devedores do seu trabalho empreendedor. Foi ele o idealizador da criação da Associação dos Empregados no Comercio do Crato. O seu irmão Antonio Bezerra era o presidente da associação de Fortaleza e enviou para ele os estatutos. Assim é que a ideia foi do Zuza Bezerra, a realização foi do Professor Pedro Felicio. Para você ter uma ideia da umportância do empreendimento veja o que ainda resta do patrimônio da associação.

    ResponderExcluir
  2. O que ele teve em riqueza familiar eu tive de pobreza. Só para justificar: não tive avós nem tios.

    ResponderExcluir
  3. O Crato é berço de homens e mulheres ilustres.

    ResponderExcluir