Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Lembranças de um Crato feliz - Postagem do Antônio Morais.

Ao visitar minha terra natal, vi com tristeza na alma, o quanto a minha cidade  se modificou nessas últimas décadas.

É verdade que se passaram vários anos e as marcas do tempo a deixaram inconfundível.

A cidade como é natural, cresceu, e as pessoas que hoje a habitam são outras, e os hábitos também. 

Para mim, além dessa crucial realidade, a cidade perdeu a magia e o seu atrativo. Está literalmente desarrumada, e o que é pior, conta, presentemente, com uma quantidade excessiva de motocicletas que além de tumultuá-la, ocupam desordenadamente todos os seus espaços, tanto nas ruas, quanto nas praças, vindo a causar, sem medo de errar, desarmonia e desassossego.

Suas praças e prédios, antes majestosos para nós, parecem até que deixaram de ter vida, perderam o brilho e a cor, razão que tem  nos levado tantas vezes a indagar - Cadê?

Trista de uma cidade que não luta e nem sabe preservar a riqueza que representa seu patrimônio histórico, incluindo-se, neste contexto, seus prédios, praças e monumentos.

Francisco Pedro de Oliveira.

4 comentários:

  1. Não conheço Francisco Pedro de Oliveira, mas o seu texto é de uma razoabilidade tamanha que precisa ser lido por muitos cratenses. A Praça Siqueira Campos por exemplo nos últimos tempos passou por muitas reformas e cada vez perde mais o seu encanto e sua beleza.
    Fica mais vazia, inclusive de gente. Vide foto, inimaginável ver essa gloriosa praça assim sem gente.

    ResponderExcluir
  2. Foi também aminha percepção depois de muitos anos! Quando eu fiz uma visita meu cratinho e fiquei decepcionado com o que vi a cidade foi muito desfigurada, concordo com o desenvolvimento, mais que ele venha com consciência e preservado os seus monumentos e praças procurando não descaracterizar e mexer ominimo possível nas suas originalidade, Um explo oque fizeram com a praça dá Sé? descaracterizaram perdeu aquele ar de romantismo dos anos 60 sem comentar as outroas praças e prédios que em nome do progresso vão perdendo as suas originalidade são poucas as cidades no Brasil que preservam seus patrimônios o crato tinha tudo pra manter um centro histórico bem preservado parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a discrição sobre a descaracterização das praças,a Siqueira Campos era encantadora,seu ar de requinte nos

    ResponderExcluir