Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 11 de junho de 2024

O tempo - Por Antonio Morais.

Não se engane o tempo é implacável. Se esvai, não volta nunca mais e passa para todos nós.

Outro dia, fiz uma consulta com uma dentista, em Fortaleza. Não lembrava pelo nome que havíamos sido minha colega no Colégio Estadual Wilson Gonçalves, em Crato. 

Mas quando entrei no consultório a reconheci na foto de formatura na parede.

45 anos depois, ao entrar no gabinete de trabalho, vi uma ex-colega irreconhecível, na minha avaliação acabada, decadente, derrubada como se costuma falar na Rajalegue.

O fato é que ela não me reconheceu também. Quando sentei na cadeira para fazer o procedimento, perguntei : Doutora, você foi do meu tempo de escola no Estadual Wilson Gonçalves?

Ela respondeu com outra pergunta: O senhor era professor de que mesmo?

Então, percebi que era chegado o tempo de avaliar-me melhor.

Um comentário:

  1. De volta em casa fui ao espelho. Vi-me um velho empenado, estrupiado e decadente.

    ResponderExcluir