Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 23 de maio de 2018

4ª feira, 30 de maio de 2018: Crato vai coroar imagem histórica de Nossa Senhora da Penha – por Armando Lopes Rafael



   Em 2014, há quatro anos, a emoção tomou conta dos milhares de pessoas presentes à Praça da Sé, quando o cardeal Dom João Braz de Aviz coroou, em nome do Papa Francisco, a imagem histórica da Virgem da Penha (Foto Patrícia Silva)
    É uma tradição centenária. Este ano será repetida pela 118 (centésima décima oitava) vez. Na Catedral de Nossa Senhora da Penha, à noite, a imagem da Virgem Maria será coroada como Rainha e Padroeira dos cratenses. A tradição de coroar a imagem da Virgem Maria foi introduzida na Cidade de Frei Carlos, em 1900, pelo então vigário Padre Quintino Rodrigues, depois primeiro bispo de Crato.
    Segundo Olga Gomes de Paiva, ex-Chefe da Divisão Técnica do Iphan-Ceará: "A Coroação de Nossa Senhora, na Catedral de Crato, é uma das mais belas celebrações católicas no Ceará! A participação das crianças, com suas famílias, é a constatação do repasse de importante tradição cultural que, sem nenhuma dúvida, representa o fortalecimento dos laços familiares, nos quais se destaca o respeito pela figura materna e o enaltecimento para nós, mães de família. O patrimônio imaterial do Cariri não poderia ser mais bem representado do que nessa solenidade de coroação da Virgem Maria na cidade de Crato!". 

Em 2018
      Este ano a temática da coroação está dentro das comemorações  pelos 250 anos de criação da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, fato acontecido em 1768. No próximo dia 30 de maio a imagem a ser coroada é a histórica escultura de Nossa Senhora da Penha, que chegou a Crato em 1745, antes que esta cidade tivesse sua primeira paróquia. A solenidade promete muitas surpresas para a massa humana de católicos que acorrerão à Praça da Sé para o evento.

Um comentário: