Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 16 de julho de 2018

FUTEBOL COMO METÁFORA - Wilton Bezerra.


Quando digo o futebol como metáfora da vida, imagino que para muitos essa definição contém uma alta dose de exagero.

Devem perguntar como 11 marmanjos de cada lado, disputando um jogo, pode ter tanto significado diante das vicissitudes da existência.

O futebol, como arte, não existe para salvar, mesmo porque quem salva é bombeiro. Existe, sim, também, para fazer as pessoas mais felizes diante de um mundo tão amargo.

Começo explicando que tudo que está em jogo toca a alma humana – o desejo de vencer, a ambição, a glória e o fracasso. O espaço trágico e cômico e o sentido de drama.

Neste aspecto, vejam o que aconteceu na Copa do Mundo da Rússia. Muitos jogos ganharam o sentido de drama, envolvendo jornadas de despedidas de gigantes do futebol.

Sim, porque assim como na vida, a prática futebolística constrói mitos, ícones, mas também tem o poder de arranhar ou destruir reputações.

Os inimigos do futebol falam de um mundo irreal criado pela fantasia, pela imaginação, como se tudo isso não fizesse parte das dimensões do existir, do ser humano.

Não vamos tornar a prosa chata por tantas interpretações do titulo da crônica. Só digo que para mim, um estádio cheio é a visão do paraíso, assim como para os grandes escritores o éden verdadeiro pode ser uma biblioteca.

Futebol não é apenas um jogo. Tem outros significados como metáfora da vida.

Um comentário:

  1. É isso mesmo. Esperemos 2022. Sem formadores de opinião forçando a barra. Jogadores jogando, sem teatro, sem choro. Jogando como antigamente, fazendo gol.

    ResponderExcluir