Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 24 de abril de 2023

BRITO FIRMEZA - Por Antônio Morais.

Outro dia o meu amigo Vinício Firmeza solicitou  informações do Hermenegildo Firmeza. Segue o que encontrei da família.


Desembargador Virgílio de Brito Firmeza.
Nasceu na cidade de Fortaleza a 10 de agosto de 1907, sendo seus genitores Hermenegildo de Brito Firmeza e Bárbara de Brito Firmeza.

Manuel Rodrigues Firmeza casado com Antônia de Brito Firmeza, pais de: Josino de Brito Firmeza, casado com Júlia Brizeno da Silva, filha de Laurêncio Brizeno da Silva e de Belmira Brizeno da Silva, sendo ele do Assaré, com banhos corridos  em novembro de 1909 – Casamento de 1909, tendo o casamento se dado em 27.12.1909, como testemunhas Macário Vieira de Brito e João de Brito.
Eram os pais de José, nascido em 27.03.1913, tendo por padrinho Hermenegildo Firmeza e Bárbara Brito.
Dona Irene Brito fez  referência a  Bárbara esposa  do Hermenegildo, mas não falou  quem são seus pais. Estou dando uma busca para ver se descubro quem são.
"Bárbara Brito casada com Hermenegildo Firmeza – Os 12 filhos do casal - Pedro, Hugo, Sandoval, Virgílio, Milton, Vinícius,  Rui, Paulo, Nilo, Lígia, Ruth e Olga".

Pedro de Brito Firmeza, Deputado Federal - CE 1935-1937 e Interventor do Ceará, de 16 de fevereiro a 28 de Outubro de 1946,

Virgílio de Brito Firmeza foi promotor de justiça na cidade  do Crato.

3 comentários:

  1. Prezado Vinicio - Continuarei pesquisando, e, sempre que encontrar novas informações passarei ao amigo.

    ResponderExcluir
  2. MUI GRATO BOM AMIGO ANTONIO MORAIS POR NOS TRAZER CONHECIMENTOS NÃO SÓ DA FAMÍLIA,MAS TAMBÉM DE PERSONAGENS QUE FIZERAM E FAZEM NOSSO ESTADO.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um amigo em Fortaleza, cujo nome é Hermenegildo Firmeza. Ele afirma ser descendente desse ramo da família no Crato.

    ResponderExcluir