Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 18 de maio de 2021

115 - Dr. Humberto Macário de Brito - por Armando Lopes Rafael.

Dr.Humberto Macário de Brito. Foto de sua
formatura como médico

   No decorrer da sua profícua vida pública, o médico Humberto Macário de Brito deixou visível dois sentimentos: ajuda ao próximo e uma profunda coragem cívica na defesa dos interesses do município de Crato.

   Excelente profissional da medicina – um dos mais brilhantes da história do Cariri – Dr. Humberto Macário de Brito enveredou pela política. Como nesta seara não existe perfeição, não há gestor que não tenha cometido (pelo menos uma vez) algum erro. E isso ocorre por motivos vários. Às vezes, alheios à vontade do homem público, seja por engano de algum assessor, seja pelos entraves burocráticos. No entanto, se olharmos para o saldo da atuação pública do Dr. Humberto, veremos nele um grande líder e um vocacionado para a vida pública. Um homem honrado, que entrou limpo e saiu limpo nas atividades políticas.

    A ele nossa cidade deve muitos benefícios que a fizeram progredir. As novas gerações, infelizmente, desconhecem essas conquistas advindas pela atuação do Dr. Humberto. Ademais, ele soube conduzir bem seus sentimentos de liderança, quando exerceu os cargos de vice-prefeito, prefeito, secretário de Estado, deputado estadual e superintendente da Sudec.

    Ele sempre teve atenção por todos que o procuravam. Seja no diálogo, seja na ajuda material aos que buscavam um emprego para sobreviver. Milhares de pessoas, humildes e desempregadas,àquela época,  hoje vivem muito bem graças à ajuda recebida de Humberto Macário de Brito.

    Ele foi um líder. E a liderança o levou ao sucesso. Hoje, na ancianidade recebe o reconhecimento das pessoas de bem e das pessoas que possuem o sentimento da gratidão.

    Dr. Humberto: parabéns pela sua existência. Saúde e paz. Ad multos anos.


 Dr. Humberto Macário de Brito, nos dias atuais

9 comentários:

  1. Dr. Humberto se notabilizou pela nobreza da humildade, pelo humanismo, caráter e índole de homem manso, porém, valente como o velho Gabriel se preciso fosse.

    Como médico salvou vidas, como homem publico deu exemplos de grandeza, nunca foi subserviente. Na politica foi Prefeito, Deputado e Secretario Estadual da Saúde.

    Homem independente, levado pelas coisas simples e pela admiração e respeito aos amigos. Isto basta, é parte da grande herança que nos deixaram Gabriel de Morais Rego e Joaquina Alves de Brito.

    ResponderExcluir
  2. Se não estou enganado, Humberto Macário realizou cirurgia no genitor de Luiz Gonzaga o Rei do Baião.

    ResponderExcluir
  3. È verdade Jozinaldo - O Velho Januário foi operado da próstata pelo cirurgião Humberto Macário de Brito. Luiz Gonzaga fez uma música em agradecimento e gratidão a ele.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Dr Humberto pelos seus 91 anos no dia de hoje, 12/7/2020.

    ResponderExcluir
  5. Dr. Humberto , parabéns pelo seu niver. Que seus 91 anos sejam comemorados com toda pompa e alegria. Moises Couto/DF

    ResponderExcluir
  6. Nos últimos tempos eu visitava o Dr. Humberto Macário uma vez por semana. A última vez que visitei foi na companhia de minha prima Uninha Morais. Foi um encontro prazeroso. Depois da pandemia não pude mais visitá-lo.

    ResponderExcluir
  7. Alguem sabe dizer quantos filhos o Dr. Humberto tem ?

    ResponderExcluir
  8. carlos alberto de aguiar25 de dezembro de 2022 às 00:03

    dr macario de brito melhor secretario de saude do ceara

    ResponderExcluir