Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

O Servo de Deus Padre Júlio Maria de Lombaerde – por Armando Lopes Rafael


  O meu caro amigo José Luís Lira – coração generoso e um “gentleman” a toda prova – sempre que dispõe, envia-me duplicatas de estampas com relíquias de segundo grau, de santos ou de candidatos à beatificação, da Igreja Católica Apostólica Romana.

     Dias atrás, fê-lo, através de uma remessa que muito me alegrou. Junto a algumas relíquias, uma delas – a do Servo de Deus Padre Júlio Maria de Lombaerde –  chamou-me particularmente a atenção. Nunca tinha ouvido falar nesse futuro santo. Mas, vendo a sua fotografia, onde se sobressai um olhar profundo, puro e cheio de bondade, tal imagem inspirou-me a buscar, na Internet, informações sobre este santo homem.

       Por onde passou, Pe. Júlio Maria, cumpriu fielmente sua missão sacerdotal, dentro da mentalidade da Santa Igreja Católica, àquela época. Começou seu ministério no Brasil na cidade de Macapá, capital do Estado do Amapá. Por onde morou ministrou os sacramentos católicos. Pronunciou sermões edificantes e palestras; fundou escolas, hospitais, asilos e três congregações religiosas: Filhas do Coração Imaculado de Maria (1916), Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento e Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora (1929).

          Foi escritor e jornalista, tendo fundado em, em Belo Horizonte (MG), a Gráfica e Editora O Lutador, a qual edita, ininterruptamente, há mais de 90 anos, o periódico “O Lutador”.

           Padre Júlio Maria de Lombaerde faleceu em 1944, vítima de um acidente de trânsito, entre as cidades de Alto Jequitibá e Manhumirim, em Minas Gerais. Aliás é na cidade de Manhumirim (integrante da Diocese de Caratinga) onde fica a sede da Causa de Beatificação do Pe. Júlio Maria.

     Quem quiser adquirir estampas/relíquias desse Servo de Deus, pode se dirigir ao Pe. Heleno Raimundo da Silva – Praça Bom Jesus, 38 – Manhumirim (MG) Cep 36970-000.

Um comentário: