Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 23 de fevereiro de 2020

O INCONSCIENTE - Por Edmilson Alves

Há no inconsciente humano mais trevas do que luz. Há no seu pequeno espaço, aparentemente, reduzidos, mais elétrons do que estrelas na Via Látea. Caso fosse colocado o sol ao meio dia dentro da escuridão do inconsciente, restar-se-iam muitas sombras. Nesse espaço mora a alma humana. O sentimento, o pensamento, a reflexão, o amor, o ódio, as janelas light e traumáticas.

Todos os registros da alma humana estão estocados desde vidas passadas, e, agrega novas janelas de sentimentos. O cérebro onde está o inconsciente, com rigorosa organização, é responsável pelo raciocínio, comanda os demais órgãos do corpo, produzindo também, substâncias químicas visando estimular as sensações, tais como prazer, felicidade, infelicidade, dor, alegria, e, até alucinações. Os poetas e os filósofos descobriram o inconsciente antes de mim, dizia Sigmund Freud.  O que eu descobri foi o método científico que nos permite estudar o inconsciente. 

Com a força coletiva de conhecer o inconsciente, verifiquei que os pensamentos, resíduo do trabalho do dia, tornam-se então ativos novamente e surgem na consciência sob a forma de sonho. O Meu inconsciente cria fantasias que minha mente sã nunca ousaria imaginar. Sonhos é a via real para o conhecimento das atividades inconscientes.

Muito mais coisas devem acontecer na mente do que aquelas que chegam à sua consciência foram quando os neurocientistas descobriram fascinantes conhecimentos sobre o inconsciente, tal qual é conhecido hoje.

A aceitação de processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistência e do recalcamento e a consideração da sexualidade e do complexo de Édipo são os conteúdos principais da psicanálise e os fundamentos de sua teoria, mas, há muito mais complexidade que são descobertas diariamente.

Um comentário: